Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Legalização de empresas

Legalização de Empresas: conheça a importância e riscos 

A legalização de empresas é um processo fundamental que ajuda na atualização das legislações fiscal, trabalhista e contábil. Auxilia ainda na conformidade com os órgãos governamentais. Inclusive, ela ajuda na organização e otimização da gestão empresarial. Portanto, é essencial para o desenvolvimento saudável de um empreendimento. 

No Brasil, muitas empresas não são legalizadas, pois, grande partes delas acreditam não estar dentro dos padrões da Receita Federal. Apesar de ser um processo que exige o pagamento de impostos, também oferece inúmeras vantagens e garante direitos do empresário. 

Sendo assim, legalizar sua empresa é algo que você deve considerar. Tal opção é extremamente necessária, diante disso, confira a seguir detalhes sobre sua importância e riscos! 

Legalização de empresas

Qual a importância de legalizar sua empresa?

Uma empresa precisa atuar conforme a legislação, independente do tamanho dela. Apesar da burocracia que esse processo requer, ele não existe em vão. Sua aplicação oferece muitas vantagens e benefícios.

Diante disso, confira abaixo as principais vantagens: 

CNPJ regularizado

A legalização permite a regularização do número de CNPJ da empresa. O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um legítimo documento de identidade. É utilizado na maioria das transações que uma cooperativa realiza.  

 A consulta do CNPJ pode ser feita até pela internet. Em vista disso, com um cadastro regular, o empreendimento pode se sobressair entre os demais. Podendo utilizar sua regularização como estratégia de marketing, divulgando o fato de seu negócio atender às exigências legais. Portanto, podendo se destacar no mercado e atrair clientes. 

Economia de impostos

Regularizando a situação de uma empresa, deve-se escolher pelo regime tributário que seja mais favorável para ela dentre os existentes. Por exemplo, o Simples Nacional é um programa para MPMEs que apresentam faturamento inferior em relação às empresas maiores.

Ao adotar a legalização de empresas, a corporação recebe diversos benefícios, como o de recolhimento de impostos com alíquota reduzida. Desta forma, o valor pode vir a ser menor do que aquele recolhido pela pessoa física. 

Possibilidade de participação em licitações

Pode-se considerar o Poder Público como um dos maiores compradores do mercado, tanto de serviços quanto de materiais. Todo seu processo de compra é feito por meio de licitações.

Para se candidatar às licitações, é preciso ter CNPJ regularizado e estar em dia com os órgãos governamentais. 

Portanto, ter uma empresa legalizada é uma ótima oportunidade de negócios,pois aumenta a possibilidade de prospecção de clientes e divulgação dos serviços.

Mais crédito disponível no mercado

Legalizar seu negócio permite uma maior facilidade na captação de recursos junto a instituições financeiras. Com isso, sua empresa terá mais oportunidades de conseguir empréstimos e financiamentos. Muitos bancos oferecem, por exemplo, linhas de crédito especiais para empresas devidamente legalizadas, com taxas e juros diferenciados.

Assim sendo, é muito importante para que os empresários possam aumentar seu capital de giro.  Reinvestindo na atividade, nos colaboradores e atualizando equipamentos, e muito mais, e então, fazendo o negócio crescer.

Melhor relacionamento com fornecedores

Para conseguir emitir notas fiscais, a empresa precisa estar com o CNPJ regularizado. Tal fator faz com que ela ganhe uma maior confiança e credibilidade com os fornecedores.

 Dessa forma, com uma melhor relação entre fabricantes e fornecedores, é possível uma maior abertura para a realização de negociações e pedidos de parcelamentos. Também aumentam-se as possibilidades de escolhas de parceiros e preços melhores. 

Direito à previdência social

A empresa regularizada permite que seus colaboradores recolham valores relativos a direitos trabalhistas e tributários, sem complicações. Assim, há o pagamento da contribuição mensal devida ao INSS, que é privilégio do cidadão que desempenha atividade profissional legalizada.

Logo, a todos os colaboradores da organização é assegurado o direito à previdência, evitando o pagamento de multas desnecessárias e o ajuizamento de demandas trabalhistas. 

Mais destaque no mercado

Nos dias atuais, os consumidores estão mais exigentes e atentos quanto às exigências legislativas. Empresas que atuam na ilegalidade perdem espaço para a concorrência e enfrentam maior dificuldade para conseguir fechar negócios. 

Por isso, é fundamental ter uma empresa em dia com os órgãos governamentais e preparada para emissão de notas fiscais. Já que tais características são uma necessidade para corporações que buscam o sucesso. 

Diante disso, fica clara a importância da legalização de empresas, pois engloba a necessidade de estar em dia com os órgãos governamentais. E além disso, traz inúmeras vantagens, essenciais para o desenvolvimento do empreendimento e do empreendedor.  

👉 Leia também: Ebook de como abrir uma empresa

Quais os riscos da não legalização de empresas? 

Manter uma empresa ilegalmente apresenta diversos riscos. Alguns deles são a oposição das vantagens listadas acima, as consequências são desmotivadoras e devastadoras. 

Dentre os riscos, alguns deles são:

  • Ilegalidade diante dos órgãos de fiscalização, podendo ocasionar em multas ou advertências;
  • Denúncias, podendo ser anônimas, para os órgãos regulamentadores; 
  • Dificuldade para negociar com fornecedores;
  • Obstáculos para contratar funcionários;
  • Impossibilidade de emitir notas fiscais; 
  • Problemas com a Receita Federal.

Em resumo, esses são apenas alguns riscos. Entretanto, podem comprometer o desenvolvimento e até mesmo a permanência de seu negócio no mercado. 

O que você acha de formalizar sua empresa para não correr riscos e ainda receber benefícios com isso? Conte conosco para ajudar a formalizar seu empreendimento! 

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


4 Comentários

  1. […] você sabe da importância e dos riscos da legalização de empresas, também sabe que é um processo necessário. Além disso, é essencial […]

    Reply
  2. […] 👉 Leia também: Importância e riscos de legalizar uma empresa! […]

    Reply
  3. […] 👉 Leia também: Importância e riscos da legalização de empresas! […]

    Reply
  4. […] Leia também: Importância e riscos da legalização de empresas!  […]

    Reply

deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.