Blog

Contabilidade para franquias

Contabilidade para franquias: entenda como funciona!

A contabilidade para franquias permite entender critérios como a saúde tributária da sua empresa e fornece informações essenciais para planejar o futuro do seu comércio.

Ter uma franquia é um modo seguro de começar um negócio com a solidez e a segurança de uma marca forte auxiliando o crescimento do seu negócio. Entretanto, a contabilidade nesse segmento tem alguns detalhes muito importantes e bem específicos que, caso não tenham a atenção necessária, podem gerar autuações fiscais. 

Isso em razão das franquias representarem uma marca e precisarem cumprir as legislações societária, fiscal e contábil próprias, bem como uma folha de pagamento diferenciada. Diante disso, veja a seguir como funciona essa contabilidade!

-> Leia também: 6 dicas fundamentais para organizar a folha de pagamento!

Como funciona a contabilidade em franquias

Contabilidade para franquias

Apesar de ser um comércio varejista, as franquias possuem detalhes que deverão ser cuidadosamente avaliados, principalmente em relação aos dados contábeis.

Além das responsabilidades previstas em contrato – como seguir a legislação dentro das regras fiscais, contábeis e societária – as franquias também precisam prestar contas de sua rentabilidade para a marca franqueadora.

Dessa forma, a contabilidade de uma franquia precisa atender às disposições da Lei de Franquias, pagamento do Imposto de Renda (IR), forma de participação nos lucros, atualização monetária do valor da franquia, e outras particularidades expostas nas cláusulas contratuais.

-> Leia também: Porque declarar o imposto de renda: benefícios e riscos!

Qual a importância da contabilidade para franquias?

Com toda a certeza, a contabilidade é imprescindível tanto para a manutenção quanto para o crescimento de uma empresa. No caso, para franquias, ela tem diferenciais bem específicos, pois apresenta responsabilidades definidas em contrato.

Por se tratar de um negócio que pertence a uma marca já estabelecida no mercado, a contabilidade para esse segmento é fundamental para manter uma gestão eficaz, assegurando um bom relacionamento e a transparência entre franqueado e franqueador, evitando prejuízos e erros passíveis de autuação fiscal.

Desse modo, podemos apontar os principais benefícios de uma franquia contar com uma boa assessoria contábil:

  • Auxilia nas tomadas de decisões, pois os relatórios disponibilizados pelos contadores fundamentam as deliberações da empresa;
  • Evita multas e prejuízos, visto que o planejamento tributário e fiscal impedem impactos negativos nas finanças;
  • Permite o acompanhamento de franqueados e investidores. Apesar de a franquia ter certa autonomia, não se trata de um negócio individual. Assim, todas as unidades influenciam na imagem das outras;
  • Possibilita a transparência entre franqueados e franqueadores;
  • Indica o progresso do negócio porque os indicadores gerados pela contabilidade permitem entender com clareza e certeza sobre o posicionamento do negócio no mercado.

-> Leia também: 6 Vantagens de um bom planejamento tributário!

Quais são os diferenciais da contabilidade para franquias?

É preciso esclarecer que essa contabilidade pode ser feita de diversas formas. Isso ocorre porque uma franquia pode operar de formas diferentes. Ela pode ser a de uma tradicional rede de fast-food em uma praça de alimentação de um shopping, por exemplo.

Ou, ainda, de venda de artigos para presentes ou de prestação de serviços. Entretanto, o que todas têm em comum é o fato de que sua contabilidade deve cumprir o que está disposto no contrato entre franqueador e franqueado.

Como já dito anteriormente, é importante ressaltar que o franqueado deve prestar contas de sua rentabilidade e cumprir com todas as condições do contrato e da Lei de Franquias. Outro ponto importante é que há o pagamento de royalties e eles afetam o Imposto de Renda do franqueado.

Também é preciso fazer a atualização monetária do valor da franquia, que depende se ela foi feita por tempo determinado ou de forma definitiva. Por fim, é fundamental entender como será a participação dos lucros no negócio. Então, as operações contábeis em um negócio tradicional já são bastante complexas. Quando se trata de franquias, elas têm ainda mais particularidades. 

Dessa maneira, é preciso contar com uma assessoria contábil experiente e com conhecimento desse ramo. Ainda não possui uma contabilidade para franquias? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? Teremos um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.