Confira 9 dicas para não cometer erros no processo de demissão!
O processo de demissão não é nada fácil. Para conduzir a situação de forma adequada, é fundamental ter cuidado com o tom da conversa e respeitar os procedimentos internos da organização. Porém, muitas empresas cometem falhas que tornam o momento mais tenso e rendem problemas judiciais para o negócio.
Logo, essa ação precisa ser feita em etapas e necessita de uma preparação antes, ações durante e providências depois de demitir um funcionário. Mas poucos se sentem confortáveis nesse momento, mesmo entendendo que é preciso demitir um funcionário por baixa produtividade ou pelo comportamento inadequado.
Diante disso, neste post, você vai conferir 9 dicas de como demitir um funcionário, passando por todas as etapas importantes que precisa cumprir para que tudo aconteça da melhor forma possível, evitando erros durante o processo. Confira a seguir!
-> Leia também: Processo de demissão: tudo o que você precisa saber para realizar de forma correta!
Como demitir um funcionário: o que fazer em cada etapa?
Conheça agora uma série de dicas que mostram as ações que você precisa cumprir em cada etapa do processo de demissão para não cometer erros!
Antes da demissão
1- Escolha o momento certo
Depois de decidir que os motivos existentes fazem a demissão do funcionário ser a atitude certa, o primeiro passo é escolher o momento certo de comunicar essa decisão. O ideal é sempre fazer logo depois de ter essa escolha tomada.
O que você não deve fazer é criar uma sensação péssima para as pessoas. Imagine uma empresa que logo após bancar a participação de um funcionário em um evento internacional, decide por sua demissão.
Evite atitudes desse tipo, porque são elas que passam uma péssima sensação para todos os seus outros colaboradores, gerando uma incompreensão geral e até falta de motivação no trabalho.
2- Defina o dia e horário específico para fazer a demissão
A hora do dia que você escolhe para demitir um funcionário pode afetar a forma como ele absorve isso. Demitir logo no começo do dia e pedir para sair só no final pode gerar uma sensação péssima, por gastar seu tempo em um trabalho que não vai continuar no dia seguinte.
O fato é que não existe um horário correto para isso. Uma opção melhor é fazer o comunicado no final do dia, porque outros funcionários também estarão saindo. Esperar até a última hora na sexta-feira afetará menos a semana de trabalho, e pode-se usar o final de semana para comunicar a todos.
3- Marque a reunião
Agora agende uma reunião com o funcionário em um ambiente privado para conduzir a rescisão. O correto é que ela sempre seja individual, então defina antes quem será o responsável para que prepare o discurso correto, além de conhecer todos os pontos burocráticos da decisão.
Durante a reunião de demissão
4 – Seja direto
Durante a reunião, vá direto ao ponto e tenha sempre certeza de que você está se referindo ao emprego no tempo passado, para que o funcionário não pense que há esperança de retornar.
Não use frases como “entendo o que está sentindo”. Mas esteja atento para ouvir o que ele diz. É provável que o funcionário fique zangado ou chocado. Por isso, sua fala é muito importante.
5 – Mostre clareza nos seus argumentos
Explique com honestidade e clareza porque o funcionário está sendo demitido e quando ele deve se retirar do local de trabalho, já que pode ser imediatamente, no final do dia ou no final de um período de aviso prévio. Além disso, tenha cuidado para manter a calma e tratar o empregado com dignidade.
Mostre os pontos onde ele errou e apresente documentos e dados que apoiam sua decisão. Lembre-se de ser bem mais objetivo do que emocional, e uma boa alternativa para isso é falar das avaliações de desempenho.
6 – Explique tudo sobre os documentos e próximos passos
Na mesma reunião, é preciso apresentar documentos importantes sobre a demissão e as providências legais. Explique para que serve cada um e entregue uma cópia com os detalhes sobre as verbas rescisórias.
Revise se já passou por todos os documentos essenciais antes de encerrar a entrevista, e peça a assinatura do funcionário na documentação de rescisão. Aperte as mãos e deseje boa sorte.
-> Leia também: Acerto trabalhista: entenda o que é e a importância de calcular corretamente!
Depois da demissão
7 – Comunique o time sobre a decisão feita
Depois de realizar os passos de como demitir um funcionário, a primeira ação que precisa ser realizada é comunicar o time ao qual ele fazia parte.
Nesse momento, é importante ser claro e direto novamente. Mas com um discurso que faça todos continuarem no caminho certo para alcançar os objetivos já estipulados.
Tenha cuidado para não assustar os demais e gerar a falsa ideia de que alguém pode sair a qualquer momento.
8 – Analise o momento certo para recolher os objetos pessoais
Faça uma definição de dia e horário para coletar os objetos pessoais. Você pode pedir ao funcionário para coletar seus pertences logo após a reunião de encerramento ou dar a opção de limpar o espaço de trabalho fora do horário comum, diante dos colegas.
9 – Exclua todos os acessos do funcionário
Desconecte todo o acesso físico e eletrônico ao local de trabalho antes que o funcionário saia pela última vez. Isso inclui chaves, aparelhos eletrônicos fornecidos pela empresa, senhas de computadores, programas e softwares.
Também é importante retirar o nome do funcionário do site da sua organização e das listas de e-mail corporativo.
Essas são as principais dicas que você deve seguir para evitar erros no processo de demissão. Gostou do artigo? Conte pra gente nos comentários abaixo como você lida com os processos de desligamento na sua empresa. Estamos ansiosos para conhecer as suas histórias!
Sem Comentários