Sped Fiscal: Confira dicas para o seu envio e evite erros!
A criação do Sped Fiscal mudou a forma manual e individualizada com a qual os documentos fiscais e as obrigações eram exigidas. Com a informatização e digitalização de processos fiscais, ocorre a criação de novos documentos fiscais, em formato eletrônico, que abastecem de dados o Sped e centralizam tarefas e informações.
Enviar informações para a Receita Federal costumava ser sinônimo de dor de cabeça para a maioria dos empresários. No entanto, hoje, a relação da empresa x fisco vem sendo facilitada com a introdução de novas soluções tecnológicas, como os módulos do Sped.
Neste texto, apresentaremos os erros mais comuns cometidos durante o envio das informações e dicas de como você pode evitá-los. Confira!
Erros comuns no Sped Fiscal
É necessária muita cautela, particularmente com a integridade e precisão das informações registradas no Sped. Felizmente, o próprio site já alerta sobre alguns erros mais comuns praticados. Entre eles, vale ressaltar:
- Campos obrigatórios não informados;
- O contador cadastrado não é responsável pelo período de apuração;
- O código do IBGE nos parâmetros da cidade não foi informado;
- CST possui equívocos;
- O número da nota que consta no campo “chave de acesso” está diferente do informado no campo “número da nota de entrada”.
Quais são as multas previstas e quando são aplicadas?
A legislação fiscal prevê penalidades financeiras em casos de atraso de transmissão, inconsistências e omissão de informações. Quanto aos valores, depende do regime tributário do negócio.
Para empresas do Lucro Presumido a multa por atraso de entrega é de R$500 por mês. Já para as do Lucro Real o valor sobe para R $1.500 por mês de atraso.
No caso de a entrega ser feita, mesmo em atraso, antes que a fiscalização notifique o negócio ou tome qualquer outra atitude, há desconto de 50% do valor da penalidade. Porém, se a empresa for intimada oficialmente pelo atraso não tem redução na multa e ainda tem de pagar mais R$1 mil por mês de atraso quando fizer a prestação de contas.
Em relação aos erros que dizem respeito a dados, são classificados como omissões e preenchimentos incompletos ou equivocados, mas a penalidade é a mesma em todos os casos: 0,2% do faturamento do mês anterior ao qual as informações inconsistentes se referem.
Dicas para evitar erros no seu Sped Fiscal
1 – Baixe o Guia do Sped Fiscal
Para ajudar os gestores e profissionais contábeis a executarem os processos necessários no envio do Sped, o próprio órgão preparou um guia gratuito que mostra passo a passo o que deve ser realizado para dar seguimento às demonstrações e informações dos documentos.
2 – Mantenha suas informações integradas
Independentemente se você faz a contabilidade internamente ou com um serviço terceirizado, a integridade dos seus dados vai fazer toda a diferença na hora de encaminhá-los ao Fisco.
3 – Defina processos de preenchimento e validação de dados
Não adianta ter um sistema de ponta e os melhores profissionais se ninguém está anotando seus dados. Pode parecer até uma bobagem, mas a verdade é que essa falha no controle dos processos costuma ser comum e pode causar grandes prejuízos para a sua empresa.
Um jeito de reverter essa situação é criando um processo de registro de atividades, com a inclusão de dados obrigatórios.
4 – Revise tudo
Imprevistos acontecem e, como você já deve saber, nenhum processo é perfeito. Para evitar que a sua empresa receba uma multa, uma boa auditoria documental é mais do que suficiente para confirmar os dados declarados para a Receita Federal.
Ninguém gosta de ter problemas com a receita, por isso, se você quer garantir que os seus documentos vão estar todos em dia, é bom seguir estas dicas. Além disso, é essencial contar com ajuda especializada em contabilidade. Esse tipo de ajuda vai ajudar o negócio a manter-se bem organizado, com as obrigações em dia e a evitar multas previstas para erros do Sped Fiscal. E você? Precisa de ajuda com o Sped? Conte conosco, somos especialistas e podemos te ajudar!
Sem Comentários