Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Gestão de crise

Conceito e importância da gestão de crise para seu negócio!

Gestão de crise é um processo por meio do qual uma empresa lida com um problema inesperado. Também faz parte desse conjunto de práticas investigar possíveis riscos e gerenciá-los antes que a crise se instaure.

No ambiente corporativo, sabemos que qualquer empresa, independente do tamanho ou segmento, está exposta a eventuais crises. Mesmo as mais cautelosas e com uma excelente gestão, podem em algum momento encarar uma situação inesperada. 

Essa gestão direcionada para colapsos é fundamental para a sobrevivência das empresas diante de uma crise. Diante disso, resolvemos abordar o conceito e a importância dessa logística nesse post. Confira abaixo!

O que é crise?

Antes de entender o conceito e a importância da gestão em questão, é preciso entender o que é crise. A crise é o surgimento de uma situação geradora de um grande problema e que acarreta forte impacto nas atividades de um negócio. Por essa definição, a crise pode ter várias naturezas, sendo elas:

  • Crise financeira;
  • Crise operacional;
  • Crise de reputação;
  • Crise de legalização.

A crise refere-se a um momento de falha, que posteriormente pode causar conflitos internos, ameaçar a imagem e reputação da empresa. E consequentemente acarretar problemas financeiros ao negócio.

Independente de qual seja a situação que a empresa enfrenta, é fundamental que, de imediato, os gestores saibam conduzir o processo de planejamento e execução. De forma a diminuir os seus impactos, pois isso é um fator determinante para avançar na busca da normalização do ambiente.

O que é gestão de crise?

Gestão de crise

O gerenciamento de crise é um conjunto de práticas que têm como objetivo lidar com um problema inesperado, interno ou externo. E que pode causar prejuízos financeiros e para a reputação da empresa. Esse tipo de problema costuma acontecer de surpresa, representar uma ameaça para o negócio e exigir uma rápida tomada de decisão.

Além de lidar com os problemas enquanto ocorrem e com os efeitos que causam. Fazer gerenciamento de crise também inclui identificar fontes de risco para lidar com elas antes que a crise se instaure.

Como lidar com as crises da melhor maneira é algo crítico para a sobrevivência das empresas, muitos negócios criam antecipadamente um plano de contingência. Esse plano deve ser seguido assim que os problemas surgirem. Além disso, é preciso aprender com os erros que já ocorreram, traçando estratégias para que não voltem a acontecer.

-> Leia também: 7 dicas para melhorar a saúde financeira da empresa!

Importância da gestão de crise

A alta complexidade do meio corporativo faz com que a empresa precise se manter prevenida. Portanto, ter um gerenciamento de crise significa se tornar preventivo para combater possíveis situações.

As consequências de uma crise podem ser graves para qualquer organização, independentemente do seu tamanho, algumas são: 

  • Diminuição do fluxo de caixa;
  • Perda do diferencial competitivo;
  • Perda de confiança por parte dos fornecedores, investidores e clientes.

Por isso, é importante saber como agir diante de situações tensas. Veja quais são as vantagens do gerenciamento de crise:

  • ter maior capacidade analítica diante de uma situação difícil;
  • novas estratégias para serem adaptadas diante de um novo cenário;
  • diminuir os impactos negativos na empresa;
  • capacidade para continuar a produção em tempos de crise;
  • ter soluções para as situações adversas;
  • identificação das possíveis ameaças com mais assertividade;
  • tomada de decisão mais segura;
  • administração mais controlada e efetiva.

Entretanto, na prática, inúmeras empresas falham ao enfrentar alguma crise e acabam fechando as portas. O motivo é que a grande maioria delas não tomam medidas antecipadas para se prepararem caso algum impacto ocorra. 

Em suma, é muito importante estar preparado antes mesmo que a crise aconteça. Gostou de saber o que é gestão de crise? Conseguiu entender a importância dessa gestão em momentos de crises? Como a sua empresa lida com situações adversas? Deixe sua resposta nos comentários! 

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.