Blog

Planejamento financeiro empresarial

7 dicas para um planejamento financeiro empresarial!

Por mais que o Brasil seja um país com grande número de empreendedores, uma boa parte dessas pessoas não sabe como fazer o planejamento financeiro empresarial. Isso é bastante preocupante, visto que esse planejamento é um dos pilares para a boa saúde de um negócio, sendo um fator decisivo para ele prosperar ou fracassar. 

Uma boa organização financeira é imprescindível para garantir o sucesso do negócio, identificando a saúde financeira atual da empresa e projetando os resultados, em termo de números, dos meses seguintes. 

Algumas pequenas e médias empresas ainda não dão ao planejamento financeiro a importância necessária, e é por isso que vamos apresentar aqui algumas dicas para facilitar esse planejamento em sua empresa. O que te ajudará a evitar erros e deslizes que podem trazer grandes prejuízos, muitas vezes irreversíveis. Vamos lá?

7 dicas de planejamento financeiro empresarial

Planejamento financeiro empresarial

1 – Conheça a situação atual da sua empresa

O primeiro passo é compreender o ponto em que sua empresa se encontra, fazendo um levantamento de todas as informações financeiras que estão atreladas a ela.

É preciso analisar fatores externos, como a situação do setor de atuação, o ambiente econômico, a demanda pelo serviço e afins. Fatores internos, como pontos negativos e positivos da operação, estrutura dos gastos, despesas fixas e variáveis, entre outros, também devem ser avaliados.

Esse levantamento pode identificar discrepâncias no preço praticado, apontar a necessidade de reduzir custos, de focar na ampliação da oferta de outro produto ou serviço.

2 – Projete cenários

O mundo dos negócios reserva surpresas, envolve diversos riscos e variáveis. É necessário se preparar tanto para uma perspectiva favorável quanto para novos desafios. 

Faz parte de um bom planejamento a definição de projeções otimistas, realistas e pessimistas. E os objetivos devem estar adequados a esses possíveis panoramas.

3 – Defina os objetivos

A partir dos dados obtidos nas etapas anteriores, que identificaram o momento que a empresa vive e os cenários possíveis, podem ser traçados os objetivos, apontando o que o negócio pretende alcançar.

-> Leia também: 6 dicas para aumentar a margem de lucro da sua empresa!

4 – Elabore o orçamento anual

Um ponto importante é a definição de um orçamento empresarial, projetando vendas, custos e despesas, capacitando funcionários, considerando investimentos em recursos, pessoas e máquinas, dentre outros. 

O orçamento anual deve estar alinhado às metas do ano e também aos objetivos globais do negócio. Afinal, o planejamento financeiro da empresa deve apontar para as mesmas estratégias corporativas.

5 – Programe como será a execução do plano financeiro empresarial

Realizar um diagnóstico, fazer projeções, definir metas e um cronograma são pontos essenciais, mas o dia a dia das finanças assume papel decisivo para a saúde e sustentabilidade do negócio.

Contas a pagar/a receber, gestão de fluxo de caixa, administração de orçamentos, abertura de contas bancárias, aplicações financeiras, operações de câmbio, controladoria, gestão de orçamento são tarefas que precisam ser bem executadas, ou todo o planejamento será colocado em risco.

O que acontece em muitas empresas é que falta tempo para olhar para as finanças a fundo, com a atenção que a área deve ser encarada. Os executivos vivenciam uma crescente demanda por eficiência e indicadores, ao mesmo tempo em que precisam se envolver com inúmeras outras exigências diárias.

Recorrer a um parceiro especializado para gestão financeira é uma solução que garante conformidade e segurança para dar novos passos, como, por exemplo, fazer investimentos e planejar uma expansão.

6 – Defina mecanismos de controle

Manter um controle rígido da área financeira torna possível que a empresa tome melhores decisões, acompanhe métricas e indicadores relevantes, mensure o retorno sobre o investimento e enxergue a necessidade de reprogramar a rota quando o momento exigir.

7 – Conte com a ajuda de profissionais

Se em sua empresa já houver alguém responsável pela gestão financeira, ótimo! De qualquer forma, por ser um passo que pode fazer toda a diferença para seu negócio prosperar, não pense duas vezes se precisar contratar um profissional competente para organizar seu planejamento.

Esse profissional passará ao gestor orientações financeiras que levam em conta as características individuais do negócio, traçando também planos certeiros de investimentos. Pense nisso como um investimento para a sua empresa, já que um planejamento financeiro eficaz pode salvá-la de prejuízos por vários anos! 

Se precisar de auxílio profissional para elaborar seu planejamento financeiro empresarial, nós estamos à disposição!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.