Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Contabilidade para salão de beleza

6 dicas fundamentais de contabilidade para salão de beleza!

A contabilidade para salão de beleza, na maioria das vezes, é deixada de lado. Essa é umas das principais razões que levam muitos estabelecimentos a perderem mercado.

Com a grande competitividade, um empresário precisa dar a mesma importância às finanças que ele dá aos serviços que oferece. 

Portanto, veremos abaixo 6 dicas de contabilidade, que podem levar seu negócio ao crescimento e sucesso. 

6 dicas de contabilidade para salão de beleza:

Contabilidade para salão de beleza

1 – Planejamento

A gestão financeira começa quando você começa a colocar as ideias no papel. Todas as questões onde há uma necessidade de desembolso financeiro devem estar em seu planejamento. 

A elaboração de um plano de negócios é muito importante para poder orientar e organizar ideias e informações. Evidenciar os pontos fortes, pontos fracos poderá identificar a viabilidade e auxiliar na gestão do seu negócio.

O planejamento é um guia para, ele auxilia as tomadas de decisões para que seu empreendimento permaneça no caminho desejado. Sem ele fica difícil manter um foco e atingir seus objetivos.

2 – Regularização do salão de beleza 

Regularizar o negócio traz inúmeras vantagens, diante da enorme concorrência na área da beleza, é fundamental ter vantagens, não é mesmo? Ao regularizar seu salão de beleza, você terá um CNPJ. Com isso você poderá emitir boletos.

Além disso, você poderá fazer compras como pessoa jurídica, isso permite acesso a prazos diferenciados e preços mais atrativos. A regularização também permite que você desfrute de benefícios trabalhistas. 

👉 Leia também: Importância e riscos da legalização de empresas!

3 – Controle de atendimento

No momento em que se recebe um cliente, deve-se anotar o serviço executado, seu valor e a forma de pagamento. Essa simples prática proporcionará informações de: caixa, comissão de parceiros, quais serviços são mais e quais são menos vendidos. 

Logo, estas informações vão te tomar poucos minutos e no final do dia trarão informações valiosas à parte administrativa. Tudo ajudará nas decisões gerenciais e ao final do ano nas tomadas de decisões estratégicas. 

4 – Controle e cálculo de custos

Deve-se calcular e controlar o custo de cada serviço para se ter uma noção clara do próximo passo em um negócio. É preciso contabilizar desde os valores fixos mensais como aluguel e salários fixos, até os variáveis. Os variáveis são aqueles que diminuem proporcionalmente pela quantidade de serviços prestados, como energia, água, comissão de funcionários e outros. 

Dessa maneira, a necessidade de realizar o cálculo e controlar estes custos é muito importante para o fornecimento de informações. Também, dados sobre o desempenho das atividades, formação dos preços de venda e rentabilidade do negócio.

5 – Controle de estoque

Ter um controle de estoque é fundamental para evitar compras sem necessidades e desperdícios. Muitos empreendedores não dão atenção a esse fator, acabam perdendo dinheiro, sem perceber prateleiras cheias de produtos inutilizados. 

É importante que alguém seja responsável pela verificação do controle de uso dos produtos. Assim, é possível saber quando e qual a quantidade ideal para pedir aos fornecedores. 

Um controle eficiente de estoque, utilizando dados de saída e entrada de produtos, é importante. Desse modo, é possível manter um estoque suficiente sem grandes excessos ou faltas, refletindo diretamente no capital de giro.

6 – Contratação de uma empresa contábil qualificada 

O contador é muitas vezes visto apenas como uma despesa obrigatória no final do mês. Porém, ao contratar uma empresa qualificada seu negócio ganhará inúmeros benefícios. A contabilidade é uma ferramenta de gestão poderosa que poderá auxiliá-lo a entender os processos de seu negócio.

Assim, o escritório de contabilidade pode auxiliar com contratos, recibos, cálculos de comissões e com as guias referentes aos tributos. Também pode ajudar comprovar a renda de ambos os sócios, quando necessário.

A contabilidade para salão de beleza é de extrema importância  para empreendimentos que buscam ser destaque no mercado. Diante disso, o que você está esperando para aplicar a contabilidade em seu negócio? Temos experiência e podemos te ajudar com isso, conte conosco!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.