Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Planejamento tributário

6 Vantagens de um bom planejamento tributário!

O planejamento tributário tem a ver com a diminuição do pagamento de impostos, de maneira totalmente regular. Ele inclui uma análise completa e a simulação de vários cenários.

Também, vale ressaltar que esse plano permite que o empreendimento reconheça o que fazer para diminuir o pagamento de impostos.

Embora, não seja obrigatório, ele deve ser feito porque é extremamente vantajoso. Quando o planejamento é bem feito, ele pode trazer inúmeros benefícios para a empresa. Para conhecer quais são eles, continue lendo abaixo!

6 vantagens da implementação do planejamento tributário em seu negócio

Planejamento tributário

1 – Redução de custos

Toda empresa busca, constantemente, maneiras de reduzir despesas. Porém, chega um momento em que se torna extremamente complexo aumentar a rentabilidade sem prejudicar a qualidade. 

Nessa hora, quem ainda não estudou seus tributos tem uma ótima oportunidade em mãos, podendo diminuir os gastos com um bom planejamento.

Logo, com um bom plano, os custos fixos podem ser reduzidos de forma totalmente legal. Assim, possibilitando uma maior geração de caixa, e melhorando a saúde financeira como um todo.

-> Leia também: Importância do capital de giro para o fluxo de caixa!

2 – Evita o pagamento de impostos indevidos

Cada município e estado tem regras próprias de tributação. Como não há um padrão nacional a ser seguido, você pode confundir, deixando passar alguma oportunidade para reduzir custos.

O planejamento, em muitos casos, impede a ocorrência dos fatores geradores de tributos. Isso quer dizer que é possível, por exemplo, usufruir da isenção de impostos, caso ela exista, e reduzir os valores retidos pelo fisco.

3 – Evita problemas com a fiscalização

A empresa que tem os tributos bem planejados não deixa de apurar corretamente os impostos e pagá-los dentro dos prazos. Então, não arca com multas e juros.

Além disso, o planejamento garante o cumprimento das obrigações acessórias, declarações e transmissões da empresa, em dia e corretamente. Descumprir tais obrigações rendem penalizações mais caras do que aquelas geradas quando se ignora ou atrasa pagamento de impostos.

4 – Permite reduzir a burocracia das obrigações

As empresas podem mudar de regime tributário. Quando observando os critérios existe a possibilidade, a empresa pode diminuir a quantidade de declarações a entregar e controles legais a fazer.

É o que ocorre quando um empreendimento sai do Lucro Presumido para o Simples Nacional. Neste caso, reduz-se a entrega de declarações ligadas a impostos e contribuições pela metade. Além disso, a apuração dos impostos fica simplificada, sendo feita apenas uma vez por mês e em cálculo unificado.

5 – O planejamento favorece o aproveitamento de créditos fiscais

O planejamento tem o papel de ajudar a recuperação de créditos fiscais. Indústrias, por exemplo, podem aproveitar o IPI ou o PIS/Cofins, dentro de certas condições. Até mesmo o pagamento exagerado de impostos gera créditos, que levam a uma tributação reduzida no curto e médio prazo.

Porém, esses elementos só são identificados com organização, o que é obtido com a ajuda desse plano. 

Além disso, o planejamento tributário permite que o profissional tenha uma visão mais ampla do negócio. Também, que ele conheça a fundo processos que podem ser otimizados ou eliminados a fim de aproveitar as vantagens que a lei concede.

6 – Aumento da competitividade

Uma vez que o planejamento tributário permite a redução dos custos envolvidos no negócio, a empresa conseguirá investir em melhorias. Isso vai refletir nos produtos ou serviços oferecidos ao cliente, melhorando a satisfação e o destaque no mercado.

Logo, a companhia pode aumentar sua competitividade no mercado e posicionar-se melhor, saindo à frente das demais concorrentes.

Gostou do nosso conteúdo? Restou alguma dúvida sobre essa questão? Conte nos comentários abaixo! E aproveite a oportunidade de lucrar mais ao evitar o pagamento de certos tributos e reduzir os valores de outros. Conte conosco para isso!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.