Blog

Planejamento financeiro empresarial

Planejamento financeiro empresarial: conceito e importância!

O planejamento financeiro empresarial faz parte da estrutura que alicerça todas as fases de crescimento e amadurecimento de uma empresa no competitivo ambiente dos negócios.

Um empreendimento pode nascer em um campo fértil, atuar em um segmento altamente lucrativo, mas morrer por falta de planejamento financeiro. O que é uma situação, inclusive, muito comum no Brasil, principalmente entre as micro e pequenas empresas.

A boa notícia é que planejar sua empresa financeiramente não é uma tarefa tão difícil e complicada assim. Pensando nisso, preparamos este post para te ajudar a entender o que é esse planejamento e como ele é importante para sua empresa. Veja a seguir!

O que é planejamento financeiro empresarial?

Planejamento financeiro empresarial

Podemos defini-lo como um documento em que ficam definidas as diretrizes que deverão ser seguidas no que se refere às decisões direta ou indiretamente relacionadas às finanças do modelo de um negócio com base na sua realidade presente.

É também nele em que se estabelecem metas, prazos, ações, responsabilidades, ferramentas e metodologias de trabalho que visam zelar pela saúde e sustentabilidade financeira da empresa. Basicamente, trata-se de um guia programático, criado a partir de ferramentas administrativas e contábeis, consolidado na forma de documento.

Com o plano financeiro, têm-se uma ideia mais clara sobre os custos da empresa, o dinheiro disponível em caixa, o quanto a empresa está disposta a investir e em quê, as metas financeiras de curto, médio e longo prazo e as ações que deverão ser colocadas em prática para alcançar os resultados desejados.

É a partir desse documento que se atesta a viabilidade financeira de um projeto específico ou de um modelo de negócio como um todo. Nesse tipo de planejamento, busca-se entender e organizar os recursos financeiros da empresa para, assim, encontrar maneiras de melhor aproveitá-los.

->  Leia também: Planejamento tributário: o que é e como fazê-lo em sua empresa!

Qual a importância do planejamento financeiro empresarial?

O planejamento financeiro é considerado crucial para o sucesso de uma empresa. Isso porque ele trata de um aspecto determinante para que o modelo de negócio se sustente e se desenvolva: o dinheiro.

Uma empresa que não sabe lidar com as suas finanças está fadada ao fracasso. Tendo isso em vista, o planejamento financeiro ajuda o gestor e o empresário a entenderem a situação atual da empresa e os caminhos que ela precisa percorrer para potencializar seus resultados econômicos e ter maior controle sobre suas receitas, despesas e investimentos.

A importância desse tipo de planejamento também reside no fato de que é a partir desse documento que a empresa saberá o que fazer e o que não fazer para alcançar suas metas e objetivos financeiros.

Com um plano bem definido, passa-se a tomar decisões mais assertivas e bem fundamentadas. Além disso, é possível projetar cenários e se preparar para enfrentar possíveis situações que possam comprometer as finanças da empresa.

A partir de um sólido planejamento financeiro, consegue-se fazer um uso mais inteligente dos recursos disponíveis, o que contribui bastante para o desenvolvimento economicamente sustentável. Além disso, a empresa consegue controlar melhor seu fluxo de caixa e mantê-lo em equilíbrio.

-> Leia também: 10 dicas de controle de fluxo de caixa que você precisa saber

Principais benefícios do planejamento financeiro empresarial?

Quando se trata, por exemplo, do planejamento financeiro para empresas, entre os benefícios de realizá-lo está a chance de organizar o orçamento. Uma empresa é formada por diferentes setores e o planejamento bem elaborado permite destinar valores necessários para cada um deles.

Outros benefícios do planejamento financeiro:

  • Evitar riscos financeiros;
  • Parâmetro dos gastos mensais;
  • Ter demonstração dos resultados;
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Análises das finanças para redução de custos;
  • Realizar investimentos para o dinheiro render;
  • Preparação para lidar com imprevistos financeiros.

Portanto, não arrisque investir em um negócio sem antes fazer um bom planejamento financeiro. O bom planejamento inclui o diagnóstico completo da situação financeira, a saúde do caixa e as perspectivas futuras.

Gostou do artigo sobre planejamento financeiro empresarial? Viu como é fundamental fazê-lo, mesmo que sua empresa seja pequena? Se as dicas foram úteis para você, deixe seu comentário abaixo!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.