Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Contabilidade para salão de beleza

Tudo o que você precisa saber sobre contabilidade para salão de beleza!

Toda empresa precisa da ajuda de uma assessoria contábil, e para salões de beleza, não seria diferente. Inclusive, a contabilidade para salão de beleza é ainda mais necessária. Abrir um salão de beleza e administrá-lo requer muito cuidado e atenção, em razão de inúmeras particularidades que devem ser analisadas. 

As empresas deste segmento atuam com prestação de serviços e com o comércio de produtos simultaneamente. Então, o empreendedor precisará entender como funciona a cobrança de impostos para cada tipo de operação. Assim, ele poderá formular os preços corretamente e não sofrer com surpresas ruins e desfavoráveis. 

Logo, a contabilidade para esse setor é bem diferenciada das demais, e requer a ajuda de especialistas. Para entender como funciona a contabilidade para esse setor empresarial e os seus benefícios, continue lendo este post com atenção!

Como funciona a contabilidade para salão de beleza?

Contabilidade para salão de beleza

Como já dito, a contabilidade voltada para esse segmento é bem diferente das demais. Muitas vezes, os funcionários que fazem parte da equipe de um salão, atuam como prestadores de serviços autônomos. Logo, uma contabilidade especializada é importante para lidar com questões de terceirização, com isso, evitando problemas trabalhistas para o negócio. 

Outra questão essencial para o desenvolvimento correto de um empreendimento, é o bom enquadramento tributário. Um serviço qualificado de contabilidade especializado representa economia na hora de pagar impostos. A adequação tributária deve ser feita visando manter essa empresa em dia com os encargos. Também busca enquadrá-la em um modelo mais vantajoso, por exemplo escolher entre o Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. 

Além disso, a emissão de licenças e autorizações características também merecem atenção. Um salão de beleza precisará de um acompanhamento contábil para emissão de licença da vigilância sanitária, vistoria de corpo de bombeiros e demais documentos.

Ainda além, em alguns casos poderá ser necessário um registro específico em órgãos de controle de esteticistas, especialmente para salões de beleza que ofereçam procedimentos estéticos mais delicados. Neste caso, o profissional responsável deverá possuir seus registros e autorizações devidamente em dia.

6 Benefícios da contabilidade para os salões de beleza

Os benefícios em contratar uma assessoria contábil para um salão de beleza são inúmeros, vou listar os principais abaixo: 

1 – Documentação de abertura

Contrato social, inscrição estadual, registro na junta comercial e emissão de CNPJ são alguns dos documentos emitidos com o auxílio de um contador.

👉 Leia também: Importância e riscos de legalizar uma empresa!

2 – Planejamento tributário

Uma contabilidade especializada irá realizar uma análise para encontrar o melhor modelo de gestão dos encargos e impostos. Tal parte, é essencial para que um salão se enquadre na melhor proposta, podendo economizar gastos e aumentar o lucro. A criação de um Livro Caixa é outra ação de suma importância para a redução de impostos.

3 – Consultoria especializada

O serviço de contabilidade é algo sobre o qual poucos proprietários pensam e compreendem a fundo. Entretanto, esses serviços podem melhorar os lucros e mudar a vida profissional de um empreendedor e seu negócio.

Contratando uma consultoria especializada, o empresário poderá tirar dúvidas sobre a legislação desse setor. Poderá ter ainda, uma ajuda para começar o negócio ou consolidá-lo no mercado sem preocupações e com sucesso. 

4 – Departamento pessoal

Emissão completa de folhas de pagamento, recibos, comprovantes e todas as questões relacionadas ao seu time de funcionários.

5 – Organização das finanças e administração 

Uma consultoria contábil irá ajudar a monitorar o movimento de entrada e saída de dinheiro das contas. Ajuda a automatizar tarefas de rotina, melhorar a produtividade e a inspecionar todos os detalhes do seu negócio. Além disso, irá documentar as transações financeiras entre fornecedores e calcular salários em planilhas. 

Qualquer que seja o tipo de salão que você possui, um contador pode ajudá-lo a organizar seus negócios, cuidando das tarefas de contabilidade e dos procedimentos administrativos.

6 – Otimização da rotina administrativa

Cuidar da burocracia e atender seus clientes não é tarefa fácil. Com a assessoria contábil seu salão de beleza se torna mais ágil e dinâmico, perdendo menos tempo com questões burocráticas. Assim, você terá mais tempo para trabalhar no que você realmente é especialista. Isso se reflete em maior autonomia para se dedicar aos clientes, manter sua agenda de atendimentos em dia e com mais lucros no final do mês.

Diante disso, é evidente que a contabilidade para salão de beleza é essencial para seu sucesso. Se você possui um salão de beleza ou empresa desse mesmo ramo, como uma barbearia, esmalteria ou uma clínica de estética, saiba que somos especialistas em contabilidade e podemos lhe ajudar a alcançar o seu sonhado sucesso. Entre em contato conosco!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.