Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Orçamento empresarial

6 dicas para melhorar seu orçamento empresarial!

Planejar bem o orçamento empresarial é de extrema necessidade para manter a saúde financeira da empresa em dia. Porém, é uma tarefa desafiadora para muitos empreendedores.

Com toda certeza, seja qual for o tamanho de sua empresa ou o estágio de desenvolvimento em que ela se encontra, não há como operar sem um orçamento. Afinal, controlar os gastos e otimizar recursos é um objetivo comum a qualquer empreendimento que busca o sucesso. 

Diante disso, decidimos trazer 6 dicas para te ajudar a ter um orçamento eficiente. Uma vez que ele é imprescindível para o sucesso do seu negócio. Confira abaixo!

6 dicas para obter um orçamento empresarial eficaz

Orçamento empresarial

1 – Analise a situação financeira do seu negócio

Para criar um orçamento eficiente, é necessário fazer uma análise aprofundada da situação financeira do negócio. É aconselhável que você perca um tempo estudando suas finanças, o ideal é analisar, pelo menos, os últimos 3 anos.

O importante dessa fase é reunir o máximo de dados e informações relevantes sobre a empresa e fazer uma avaliação de como tem sido sua evolução. Verifique, por exemplo:

  • a média de vendas dos anos anteriores;
  • o lucro médio alcançado;
  • os gastos com tributação;
  • as sazonalidades nas vendas e dos produtos;
  • possíveis gastos ordinários.

Ao entender os períodos mais críticos e mais favoráveis, e o reflexo das ameaças e oportunidades do mercado nas finanças da sua organização, você consegue perceber possíveis padrões. Além disso, entender as despesas dos anos passados, avaliar o comportamento de gastos e investimentos, fazendo uma abordagem mais realista e eficaz no desenvolvimento do orçamento.

2 – Organize as contas, liste os custos e acompanhe os processos

Depois de avaliar o histórico de movimentos financeiros, é o momento de organizar e acompanhar as entradas e saídas efetuadas em sua empresa. Com o propósito de melhorar o controle das contas, aumentar o capital de giro e evitar problemas legais.

Para isso, é importante ter algumas atitudes, como:

  • listar todos os custos fixos e variáveis;
  • registrar todas as movimentações, até as de valores menores;
  • realizar um bom controle do fluxo de caixa;
  • separar os gastos pessoais dos empresariais;
  • analisar as despesas e os investimentos realizados;
  • definir um planejamento semestral e anual.

-> Leia também: 5 dicas para ter uma gestão de custos eficaz!

3 – Estabeleça os objetivos e metas da empresa

Ao analisar os custos e fazer um diagnóstico das finanças da sua empresa, é importante definir os objetivos a serem alcançados pela gestão e pelos colaboradores.

As metas são um fator preponderante para o sucesso de um negócio, mas precisam estar de acordo com a estrutura e recursos disponíveis. Por isso, tenha muita atenção nessa etapa.

Uma dica importante é conferir seu plano de negócios, visto que contém os objetivos gerais da empresa. Com isso, você poderá traçar metas mais coerentes e conseguirá decidir as áreas que receberão mais investimentos ou corte de gastos. 

-> Leia também: Passo a passo para montar um plano de negócios!

4 – Faça projeções dos cenários e conte com um sistema de gestão

O quarto passo para o sucesso de seu orçamento empresarial é a montagem de uma projeção para o período. Com base em todos os dados e informações que você reuniu ao longo desse processo, é necessário montar uma projeção empresarial.

Nesse documento, é importante que você faça uma estimativa de receitas e despesas, a provisão do capital de giro, os gastos com compras de equipamentos e ferramentas e a projeção do crescimento empresarial.

Procure montar um calendário com as etapas que você pretende cumprir ao longo do ano. Isso o ajudará a cumprir com o cronograma e a evitar que seus gastos ultrapassem o limite.

É muito importante se preparar para as situações que podem ocorrer no futuro. Logo, fazer projeções de cenários é de extrema necessidade para evitar prejuízos em casos de redução de vendas ou crises financeiras.

5 – Acompanhe os resultados para garantir um orçamento empresarial promissor

É preciso deixar claro que não basta seguir todos esses passos. É fundamental acompanhar o cumprimento do orçamento ao longo do ano. O monitoramento é uma fase imprescindível para o sucesso de seu negócio, pois ajuda a identificar falhas antes que o problema se torne maior e o leve à falência.

Trata-se, portanto, de uma medida preventiva. Além disso, essa estratégia permite que você identifique oportunidades de maneira mais rápida, o que favorece a sua competitividade.

6 – Peça a ajuda de especialistas em finanças para criar um orçamento empresarial 

E, para finalizar as dicas de como ter um orçamento eficaz, é importante contar com a ajuda de uma equipe especialista em finanças. A fim de otimizar o seu tempo e obter mais sucesso na criação dessa ferramenta. 

Ter uma boa gestão desse recurso é um diferencial gerador de competitividade para a sua empresa, que poderá alavancar seus resultados. Além de te ajudar a conquistar mais clientes, melhorar a imagem da marca e se desenvolver com ainda mais sucesso no mercado.

Quer ajuda com seu orçamento empresarial? Conte conosco! Podemos contribuir para o crescimento da sua empresa. 

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.