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Régua de cobrança

Régua de cobrança: tudo o que você precisa saber!

A régua de cobrança é uma excelente estratégia para padronizar a gestão de cobrança. Ainda, criar um pacote de ações que visam o acompanhamento dos débitos e o comportamento de pagamento do cliente, reduzindo a taxa de inadimplência.

Quem está à frente de um negócio sabe que o mercado provoca oscilações econômicas que costumam atingir vários segmentos ao mesmo tempo. Em uma dessas oscilações, um risco iminente de inadimplência pode surgir e você precisará adotar procedimentos como essa régua, por exemplo.

Diante disso, conheça neste post o conceito e como funciona esse instrumento de cobrança. Confira a seguir com atenção!

O que é a régua de cobrança?

Régua de cobrança

Basicamente, trata-se de uma ferramenta que determinará de que forma sua empresa fará a cobrança de clientes inadimplentes. Ela é utilizada para mapear todo o cenário de títulos em aberto e quais serão as medidas adotadas para reaver os valores devidos.

Existem diversas formas brandas de cobrança como envio da segunda via, notificação por e-mail ou SMS, lembrete antes do vencimento, que podem ser implementadas antes de ações mais agressivas e contundentes.

Esse mecanismo possibilita que, para cada cliente, de acordo com o perfil do contrato e também do histórico de adimplência, sejam aplicados critérios diferenciados levando em conta a gravidade dos casos analisados.

Você poderá, por exemplo, definir apenas as abordagens mais brandas para um grupo de clientes ou intensificar as cobranças como ligações pontuais, suspensão dos serviços ou envio dos produtos e protesto do título, para aqueles grupos de clientes mais resistentes ao diálogo e cumprimento do acordo.

Como funciona?

Ela estabelece regras para as empresas cobrarem os clientes de forma sistemática. Por exemplo, com datas específicas de cobrança e envio de mensagens de cobrança para clientes. Ainda, informações sobre faturas abertas (inadimplências) e tentativas de contato durante a vigência de planos e contratos comerciais.

É preciso identificar as oportunidades para conversar com o seu cliente, com o objetivo que a fatura em aberta seja paga. Para isso, você pode contar com o auxílio de diversas ferramentas de comunicação, como redes sociais, e-mail e SMS. 

Além disso, ela tem esse nome porque acompanha uma timeline de ações. Desde a geração de uma cobrança (ou fatura) até o pagamento ou cancelamento do serviço. 

Logo, ela funciona baseada em datas específicas. Por exemplo, com a data inicial, data final e comunicações entre esses períodos (em casos de lembretes de pagamento, envio de faturas e comunicação de inadimplências).

Quais são as réguas de cobrança para os diferentes meios de pagamentos?

Para criar essas ferramentas de cobrança de maneira eficiente, é  preciso estabelecer em quais momentos você vai conversar com o seu clientes, por qual canal e o conteúdo. Portanto, confira como funciona esse processo de cobrança para diferentes meios de pagamento. 

1 – Régua de cobrança por boleto

O boleto bancário é a mais popular das formas de pagamento no Brasil. Isso se estende para o setor de serviços, onde mais de 90% da prestação ainda é paga nesta modalidade.

Fazer cobrança por boleto é sempre um desafio! Porém, este desafio é ainda maior, se a empresa tiver a modalidade de receita de assinaturas, mensalidades ou planos, a chamada cobrança recorrente.

2 – Régua de cobrança por cartão de crédito

O cartão de crédito “cabe como uma luva” nos instrumentos de cobrança. Primeiro, porque a ação de pagamento não depende manualmente do cliente. Segundo, porque ele permite re-tentativas de cobranças, o que aumenta bastante o índice de conversão de pagamento.

3 – Régua de cobrança por débito em conta

Pouco difundido nesse tipo de funcionalidade, o débito em conta é grande aliado de ONGs e igrejas. Além disso, para grandes arrecadadoras como seguradoras, bancos e empresas financeiras de todos os tipos.

E, mesmo com os bancos diminuindo a oferta desse produto no mercado, é uma forma de recebimento muito eficaz. Por exemplo, para grandes carteiras, os clientes só precisam ter o saldo em conta.

Dicas de ferramentas para uma comunicação eficaz

Se o seu cliente receber a mensagem certa, ele irá ser motivado a quitar a fatura e sanar o atraso. Mas, somente se a mensagem for certa. Por isso, as melhores ferramentas recomendadas são:

  • SMS
  • Email
  • Cartas e notificações extra-judiciais
  • Telefone
  • Warnings e banners

Então, ficou claro que ter uma régua de cobrança eficiente é fundamental para manter o fluxo de caixa da sua empresa saudável e sob controle? Pois, ela reduz a inadimplência e aumenta o faturamento do seu negócio. Ainda tem alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo, ficaremos felizes em respondê- lo!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


1 Comentário

  1. […] -> Leia também: Régua de cobrança: tudo o que você precisa saber! […]

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