Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Liderança liberal

Conheça as vantagens e desvantagens da liderança liberal!

A liderança liberal é um estilo que quando bem aplicado, é capaz de trazer bons resultados para a organização. Muitos líderes estão adotando esse modelo, que permite que eles motivem sua equipe e melhorem sua performance de maneira inspiradora. 

Esse sistema possibilita que a equipe trabalhe com maior autonomia e tome a maior parte das decisões que surgem no dia a dia. O que pode aumentar a satisfação dos colaboradores devido à maior liberdade.

Por outro lado, assim como outros estilos de liderança, a liberal tem vantagens e desvantagens. Essas precisam ser avaliadas de forma isolada e depois contextualizadas para saber se é ou não o melhor modelo a ser adotado. Continue com atenção a leitura abaixo!

Quais as vantagens da liderança liberal?

Liderança liberal

1 – Maior autonomia e independência

Como nessa liderança o poder de decisões e definição dos processos estão nas mãos dos subordinados, eles têm autonomia para escolher os métodos mais adequados ao seu perfil, garantindo assim resultados melhores e mais eficientes.

Em um sistema rígido, onde o líder define claramente as regras e métodos, os funcionários não têm a opção de escolher a melhor abordagem individual, gerando assim resultados inferiores ao estilo liberal.

2 – Aumento da motivação dos subordinados

A possibilidade de adotar livremente o método de trabalho pode contribuir positivamente para aumentar a motivação e responsabilidade dos subordinados.

A liberdade de escolher o método de trabalho combinada com uma estrutura sólida de recompensas, dá aos subordinados uma motivação extra para atingir os objetivos.

Esta estrutura de trabalho é muito interessante para motivar equipes onde os membros são altamente qualificados e capazes de trabalhar por conta própria.

3 – Aumento da especialização

Como nesse modelo os subordinados têm autonomia para escolher as tarefas, eles acabam aumentando a sua especialização, pois tendem a concentrar as suas escolhas nas áreas onde são mais talentosos.

Em vez de fazer o que lhe é imposto, ele pode executar as tarefas que ele é mais qualificado para fazer. Isso cria um ambiente de alta especialização, pois os subordinados acabam executando as tarefas que melhor se encaixam em suas habilidades.

Desta forma, a organização pode criar um ambiente mais eficiente e de alta especialização, permitindo que as pessoas mais qualificadas cresçam. Este ambiente pode impulsionar a inovação da empresa e melhorar o resultado final.

Quais as desvantagens da liderança liberal?

1 – Desconforto em parte dos subordinados

Embora certos tipos de pessoas possam crescer sob a falta de supervisão, algumas podem achar muito difícil trabalhar sem orientação. 

A liberdade de criar suas próprias estruturas pode ser prejudicial para subordinados pouco qualificados, inexperientes ou inseguros.

Além disso, a falta de orientação pode fazer com que as pessoas se concentrem nas coisas erradas ou não atinjam os objetivos no prazo esperado.

2 – Decisões inadequadas

Quando as estruturas de prestação de contas não são bem definidas, as pessoas podem assumir riscos que levam a resultados ruins por não serem responsáveis pelas consequências.

Embora o líder liberal deva dar suporte para o grupo, o papel dele não é proativo, mas sim reativo. Assim, a orientação pode vir somente depois que os problemas surgirem e se agravarem.

3 – Confusões de papéis e responsabilidades

Como cada funcionário é livre para definir suas próprias responsabilidades, pode haver problemas na criação de uma estrutura geral coesa.

A falta de uma estrutura adequada para tomada de decisões, definição de papéis, responsabilidades e alinhamento das ações e prazos pode prejudicar a organização na hora de alcançar os resultados desejados.

Neste modelo de liderança os objetivos podem ser muito ambíguos, superficiais e flexíveis. Por isso, a organização pode não atingir todo o seu potencial devido à falta de autoridade da liderança.

Como você viu, essa liderança é capaz de trazer diversas vantagens para a empresa e seus colaboradores. Mas é preciso avaliar se ela realmente é a opção mais adequada de acordo com as particularidades de cada equipe. 

Em outro artigo, falamos sobre quando a liderança liberal não é indicada.Corra para conferir e entenda mais sobre. Continue acompanhando nosso blog e se tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários abaixo! 

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.