Blog

Gestão de custos

Gestão de custos: tudo o que você precisa saber!

A chave para o sucesso é conhecer bem o seu próprio negócio e, nesse sentido, a gestão de custos deve ser acompanhada de perto. Isso porque administrar e controlar os gastos proporciona ao gestor o conhecimento do quanto foi investido e, em consequência, o retorno esperado.

Essa gestão auxilia no planejamento, na tomada de decisões e no bom gerenciamento financeiro. Embora esse assunto seja de grande importância, há organizações que ainda o negligenciam ou não dão a importância que ele merece. 

Diante disso, o nosso objetivo é ajudar você a cuidar desse domínio da sua empresa e a alcançar o sucesso. Por isso, continue lendo esse post para entender o  que é, qual a sua importância e como fazer essa gestão. 

O que é a gestão de custos?

Gestão de custos

O conceito é bastante simples e consiste no gerenciamento dos gastos da sua empresa. No entanto, é mais do que saber quais são as despesas do empreendimento. Gerir significa ter custos realmente necessários, conseguir pagá-los e reduzi-los quando possível.

É preciso saber ainda que custos são todas as despesas envolvidas no dia a dia da sua empresa. Sendo eles de maior valor, como aluguel e salários. Ou também, de menor valor, como a compra dos grãos de café para o escritório, por exemplo. É preciso entender que tudo isso entra na categoria de custos.

Sem saber o quanto do orçamento é destinado para garantir esses recursos, é impossível enxergar qual é a margem de lucro. Logo, é imprescindível enxergar essa ferramenta como uma das mais importantes estratégias para a gestão empresarial do empreendimento.

-> Leia também: Gestão Fiscal: tudo o que você precisa saber!

Qual a importância dessa gestão para o sucesso da sua empresa?

Ao analisar os custos de uma empresa, o gestor pode identificar excessos e oportunidades de melhorar a aplicação de recursos. Essa análise permite também entender como está a situação da empresa e se o negócio está lucrando na mesma medida.

Sem dúvida,  se constitui como uma das fontes mais ricas de informação. Logo, quando realizada de forma inadequada, essa contabilidade de custos interfere diretamente nos resultados, implicando em queda da produtividade e do faturamento. Por sua vez, quando realizada de forma apropriada permite estabelecer preços com margens de lucro maiores.

Além disso, ao contar com um bom controle de custo, é possível tomar decisões mais assertivas. Que contribuirão para o desenvolvimento da companhia e poderão gerar mais lucratividade também.

-> Leia também: Obrigações Acessórias: entenda o conceito e sua importância!

Como fazer gestão de custos

O primeiro passo para fazer essa gestão, portanto, é identificar quais são todas as despesas do seu negócio. Comece listando-as. Veja abaixo quais são os custos mais comuns em empresas:

  • Aluguel;
  • Insumos;
  • Energia elétrica;
  • Água;
  • Telefone;
  • Internet;
  • Transporte;
  • Salários;
  • Horas extras;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Impostos;
  • Comissões sobre vendas;
  • Alimentação;
  • Material de escritório;
  • Material de limpeza;
  • Etc.

Essa lista pode ser feita em uma planilha, embora existam recursos mais apropriados. Como os que conseguem se comunicar com as demais informações da sua empresa, tornando essa contabilidade de custos mais eficiente. De qualquer modo, deve-se listar tudo, sem esquecer nada. Mês a mês, essa lista deve estar com os valores atualizados, já que alguns desses itens podem ter pequenas diferenças. 

Já o próximo passo consiste em avaliar um a um desses gastos. Analise se ele está de acordo com a realidade ou se pode ser reduzido. Não é necessário esperar que a sua empresa passe por problemas financeiros para fazer esse estudo das despesas. Já que ao realizar essa análise você vai estar prevenindo instabilidades futuras.

Embora tal gestão deva ser feita desde a abertura do negócio, nunca é tarde demais para iniciar. Se a sua empresa estiver passando por dificuldade, inclusive, essa ferramenta de gestão empresarial é muito útil para indicar onde estão os problemas.

Então, este conteúdo foi esclarecedor sobre a gestão de custos? Compartilhe o post nas redes sociais! Ajude-nos a disseminar conhecimentos sobre esse processo tão relevante para a durabilidade de uma empresa! 

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.