Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Contabilidade estratégica: entenda o conceito e como funciona

Atualmente, mudanças tecnológicas e sociais dificultam o sucesso de uma empresa no mercado. Diante disso, a contabilidade é uma ferramenta que ajuda, levando organização, lucratividade e desenvolvimento para as empresas em geral. Entretanto, uma ramificação dessa área tem trazido bons resultados, que é a contabilidade estratégica.

Você concorda que uma empresa precisa se manter competitiva? Em um mercado cada vez mais acirrado, esse é um fator muito importante que gera ótimos resultados. Mas, para isso, a empresa deve organizar melhor as estratégias de custos e aplicação de recursos.

Nesse cenário, uma contabilidade eficiente ajuda a estruturar tais estratégias e a controlar todos departamentos de uma empresa. Fundamental para tornar sua empresa líder de mercado. Então, para entender melhor o conceito e como ela funciona, continue a leitura!

O que é contabilidade estratégica?

Suponhamos que uma análise de lucratividade revela que uma empresa está tendo baixos lucros em um certo produto ou serviço. Quais os meios mais eficazes para administrar as vendas, propagandas, promoções e distribuições em conexão com essas entidades de mercado?

Com toda a certeza, tanto grandes empresas quanto aquelas em crescimento, precisam adotar medidas para alcançar o sucesso e mantê-lo. Tais medidas constituem a ramificação da contabilidade.

Dessa forma, define um planejamento estratégico e ajuda os gestores a tomarem decisões mais inteligentes. Ela atua como um instrumento que possibilita o aprimoramento da gestão e da estratégia geral.

Os objetivos mais importantes da área são:

  • Fixar e cumprir metas;
  • Analisar o mercado e concorrentes;
  • Melhorar processo de tomada de decisão;
  • Medir e avaliar o desempenho da empresa;
  • Estruturar planos e estratégias econômicas;
  • Desenvolver um bom planejamento tributário;
  • Controlar e organizar informações sobre a empresa;
  • Melhorar a comunicação interna e externa da equipe.

Mais do que decisões tomadas sobre o orçamento anual, os objetivos do plano estratégico visam uma mudança de longo prazo. Ele conduz a empresa, garantindo que a posição atual se alinhe ao cenário competitivo futuro, ou seja, qual direção deve ser tomada. Isso é feito por meio de previsões sobre o ambiente externo, interno e desenvolvimento de planos por ordem de prioridade.

Além de auxiliar o rumo empresarial, a estratégia proporciona consistência interna, define a organização e cria um pensamento grupal. Analisar os pontos fortes e fracos do negócio, recursos e capacidades disponíveis, é essencial para facilitar o alcance dos objetivos.

Após o esclarecimento do conceito, fica claro que a contabilidade estratégica é fundamental para o desenvolvimento dos negócios e crescimento de empresas. Afinal, o mundo está em constante mudança e os negócios precisam ser ágeis para acompanhar essas transformações contínuas. É o passo que pode mudar por completo o futuro das organizações.

Como implementá-la em seu negócio?

Após entender o conceito, é importante saber como ela funciona na prática. Sua aplicação se torna possível, por meio da geração de relatórios que fornecem informações detalhadas sobre o ambiente da empresa. Tais relatórios permitem a organização do trabalho, eliminação do desperdício e aumento da eficiência.

Sendo assim, por meio de uma supervisão funcional da empresa e da análise de relatórios, são encontrados desvios. No intuito de reduzir complicações administrativas, esses desvios são ordenados.

Com a análise feita e as falhas encontradas, alguns passos são tomados: planejar, organizar e controlar. Ao planejar, uma missão é pensada e pequenas metas atingíveis são definidas. Ao organizar, recursos são alocados e responsabilidades são estabelecidas. Finalmente, o controle baseia-se em monitorar as atividades e corrigir possíveis erros ou falhas.

A “contabilidade inteligente” gira em torno da construção e execução de estratégias no dia a dia, tudo isso apoiado por técnicas. Essas estratégias seguem uma sequência rígida de etapas que englobam investimentos, custos, pessoas e finanças. Com todos esses elementos a organização tem condições para executar o plano por departamento ou em totalidade.

Por fim, pode-se concluir que a contabilidade estratégica é fundamental para que sua empresa se destaque no mercado. Sendo assim, deixar de implementá-la pode trazer grandes desafios. Logo, organizações que aderem a esse plano saem na frente e têm um grande diferencial para competir.

E você, o que acha de começar essa nova estratégia em seu negócio? Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais, pois tenho certeza de que ajudará muita gente!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


1 Comentário

  1. […] você já entende o conceito e como ela funciona, é preciso também saber os benefícios de uma implementação correta. As vantagens para aqueles […]

    Reply

deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.