Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Contabilidade gerencial

Contabilidade Gerencial: conceito e importância para pequenas empresas

A contabilidade gerencial é um elemento indispensável para empresas que buscam sucesso no mercado. Entretanto, muitas empresas pequenas no Brasil não contam com um sistema de gestão eficaz. A ausência dessa ferramenta faz com que muitas empresas não consigam se manter por muito tempo no mercado. 

Tal contabilidade proporciona um sistema de informações amplo, fundamentais para orientar os gestores na tomada de decisões. Porém, muitos profissionais ainda desconhecem seu objetivo e sua  importância. Esse desconhecimento muitas vezes é culpa da falta de assessoria por parte de contadores. 

Diante disso, se você ainda não sabe como funciona esse plano estratégico, mas busca o melhor para sua empresa, continue lendo o post. E entenda o conceito e sua importância principalmente para empresas que estão começando.

O que é contabilidade gerencial? 

Contabilidade gerencial

Essa área da contabilidade funciona registrando, avaliando, organizando, interpretando e demonstrando todas as variações que ocorrem no patrimônio empresarial. 

A partir de todos os procedimentos, conceitos, técnicas, informações ou relatórios contábeis que constituem tal contabilidade. É possível resolver problemas empresariais, analisar desempenhos e justificar variáveis financeiras internas, que servirão de base para tomadas de decisões. 

A adoção desse plano estratégico fornece planilhas e  relatórios com dados. Essas informações permitem comparações internas e externas, elaboração de orçamento, precificação de produtos ou serviços. Além disso, possibilita um controle maior sobre gastos relacionados ao treinamento de funcionários e planos de marketing.

Os custos e despesas que um negócio atinge são interpretados por esse plano estratégico. Dessa maneira, as formações de preços no mercado ou a aquisição de estoques podem atingir níveis mais eficazes para a organização. 

Com a utilização da contabilidade gerencial, é possível comparar a sua empresa com concorrentes.  E com isso,utilizar os dados do mercado para entender melhor o contexto em que você está trabalhando. Essa prática ajuda a utilizar previsões e tendências para projetar o futuro de suas atividades e de seu negócio como um todo.

Além disso, as ferramentas utilizadas por ela também podem auxiliar no planejamento tributário de um empreendimento. Com a redução da carga tributária de empresa, é possível um aumento dos lucros. 

O principal objetivo dessa área é fornecer informações úteis e práticas para a tomada de decisão. Assim, auxiliando gestores e administradores a traçar os objetivos e definir metas para a empresa. 

Logo, a contabilidade gerencial é uma ferramenta indispensável e insubstituível para formular o planejamento de uma empresa.

👉 Leia também: O que é contabilidade estratégica e como ela funciona! 

Por que é tão importante para pequenas empresas?

A maioria das pequenas empresas são desprovidas de apoio contábil em sua administração. A contabilidade para essas empresas, na maioria das vezes, cumpre apenas obrigações fiscais e acessórias que a legislação impõe. 

Muitos pequenos empresários veem a contabilidade como a área que cuida da burocracia e das obrigações que a empresa tem que cumprir. E acabam perdendo a oportunidade de ter uma grande aliada para sua administração. 

Como pudemos perceber, a gestão contábil tem um papel fundamental de auxiliar nas decisões empresariais. Suas análises, dados e relatórios gerados, são indispensáveis para que um empreendedor tome decisões com mais segurança e inteligência

É normal tomar decisões erradas ao longo da existência de um empreendimento. Entretanto, para pequenas empresas ou que estão começando, graves consequências e prejuízos podem ser fatais. Uma vez que ainda não estão consolidadas no mercado. 

Diante do mercado cada vez mais acirrado e competitivo, é essencial tomar decisões eficientes. Sendo fundamentais para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa. 

O plano estratégico em questão, vai ajudar o pequeno empresário a partir de análises financeiras. Na identificação do desempenho de sua empresa em relação ao passado e em relação à concorrência. Assim, ele poderá tomar as decisões adequadas e, com isso, se fixar no mercado e crescer. 

Portanto, diante da importância da contabilidade gerencial, fica claro que ela é indispensável e crucial para as empresas. Sendo elas pequenas, em crescimento, e até mesmo para as que já estão consolidadas no mercado se manterem de tal modo. 

O que você acha de implementar essa estratégia em seu negócio? Nossa empresa é especialista em contabilidade, e podemos ajudar você. Entre em contato conosco se você busca o melhor para sua empresa! 

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


1 Comentário

  1. […] entender o conceito e a importância da contabilidade gerencial, fica claro que ela é indispensável. Sem dúvidas, é essencial para […]

    Reply

deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.