Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Relatórios Contábeis Como Ferramenta de Gestão

Sua empresa costuma gerar relatórios contábeis? Sabia que esses relatórios podem auxiliar muito no planejamento e nas principais tomadas de decisões?

O sucesso e a sobrevivência de uma empresa estão relacionados diretamente com a qualidade de gestão. É a gestão que comanda a etapa fundamental que determina as ações decisivas da empresa, o planejamento.

E dentro do planejamento, a contabilidade é crucial para se ter uma visão geral da situação do negócio. No que é necessário investir diante do mercado atual? Como aplicar ações efetivas de redução de custos para manter uma economia saudável dentro da empresa? Como a economia pode afetar a competitividade no mercado?

Todas essas questões dependem justamente da ajuda de relatórios contábeis. Vou explanar mais sobre esse assunto nesse artigo e você irá compreender a grande importância de utilizar o relatório contábil como uma poderosa ferramenta de gestão. Acompanhe!

A importância da contabilidade no processo de tomada de decisão

Alguns gestores costumam se preocupar mais com o planejamento e deixar de lado a parte de contabilidade, sem se dar conta de que um não sobrevive sem o outro. Os dois setores precisam estar sempre alinhados.

A contabilidade dentro das empresas tem papel fundamental de analisar e documentar todas as variações e movimentações, no que diz respeito à administração financeira.

A função da contabilidade é fornecer aos gestores informações suficientes para que possam desenvolver soluções e determinar ações plausíveis para estabelecer estratégias efetivas de negócio.

Mas a importância da contabilidade vai ainda mais além do que apenas analisar e documentar fatos econômico-financeiros. É necessário um acompanhamento contínuo de revisão e atualização de dados para dar suporte total na hora das tomadas de decisão.

A contabilidade, portanto, não pode ser compreendida como um simples setor de documentação e registros. A contabilidade deve aproveitada como um verdadeiro instrumento de gestão, no qual o gestor consegue visualizar caminhos seguros para a empresa continuar crescendo.

O uso de relatórios na gestão de empresas

relatórios contábeis

Os relatórios contábeis, são na verdade, exposições resumidas de todos os dados obtidos pela análise do setor de contabilidade. São também chamados de demonstrativos contábeis ou informes contábeis.

Nos dias de hoje, em que a economia se encontra em grande volatilidade, o relatório contábil deixou de ser restrito somente ao setor de controladoria, sendo crucial o conhecimento e análise dos gestores e toda a equipe que se encarrega das decisões finais da empresa.

É um documento importante que traz grande utilidade para quem responde pelas tomadas de decisão. Por meio dele, é possível analisar a rentabilidade do negócio, quais são os recursos disponíveis, fluxo de caixa, quais foram os resultados obtidos e se haverá a necessidade de acréscimo de fundos nas próximas ações.

Quais são os principais tipos de relatórios contábeis?

Vale ressaltar aqui que existem relatórios contábeis não obrigatórios – estes são utilizados único e exclusivamente para auxiliar a gestão – e também existem os relatórios contábeis obrigatórios, que toda empresa precisa apresentar à fiscalização.

Dentre os relatórios obrigatórios podemos citar:

1 – Balanço patrimonial

Esse relatório deve apresentar exclusivamente os bens obtidos ou recursos de investimentos exercidos pelo proprietário ou proprietários da empresa.

2 – Demonstração do resultado de exercício

Mediante análises e revisões da equipe de contabilidade, é necessário apresentar de maneira resumida, todos os registros de lucros e prejuízos obtidos em nome da empresa por tempo determinado.

3 – Demonstração das mutações do patrimônio líquido

Esse relatório contábil deverá deixar bem claro todas as modificações processadas em contas dos acionistas ativos da empresa.

4 – Demonstração do fluxo de caixa

Os gestores deverão ter em mãos também o relatório de fluxo de caixa. Nele deverá conter as informações relevantes que informam a capacidade da empresa em gerar caixa e equivalentes de caixa.

5 – Demonstração do valor adicionado

É um documento que deverá apresentar à fiscalização todas as riquezas econômicas adquiridas pela empresa desde o momento de início de atividade.

Qual é a melhor maneira de gerar relatórios contábeis?

Como pudemos perceber nesse artigo, é evidente que a união entre o setor de contabilidade e gerencial da empresa devem andar em plena sintonia. A maior parte das empresas, principalmente as pequenas empresas investem em terceirização de contabilidade.

Diante da facilidade de acesso, ambiente virtual e expansão da tecnologia, gerar relatórios contábeis já não é considerado mais um processo complexo.

A terceirização de contabilidade, nesse caso, acaba sendo eficaz e ainda colabora com a economia do negócio. Se a companhia costuma priorizar a redução de impostos, por exemplo, a terceirização é a resposta.

E se sua empresa também precisa de eficiência na gestão financeira, maior controle de custos e criar ações em um planejamento estratégico, conte com a nossa ajuda para isso. Estamos dispostos a tirar todas as suas dúvidas, é só entrar em contato. Vamos juntos fazer com que sua empresa cresça mais?

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.