Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Contabilidade consultiva

Contabilidade consultiva: O que é e como funciona!

Você já ouviu falar em contabilidade consultiva? Sabia que ela pode fazer sua empresa crescer muito mais rápido? Ao usar a leitura aprofundada dos dados do seu negócio para te auxiliar na tomada de decisão. 

Neste modelo inovador, o contador deixa de ser apenas um prestador de serviços para a sua empresa e se torna um aliado. Auxiliando você na gestão do seu negócio e lhe fornecendo dados e informações em tempo real. Usando tecnologia e conhecimento no processo.

Portanto, para você compreender melhor o que é essa contabilidade e como ela funciona.  Preparamos este artigo aprofundado sobre o tema, continue lendo com atenção!

-> Leia também: Contabilidade estratégica: conceito e como funciona!

O que é contabilidade consultiva?

Contabilidade consultiva

Com toda certeza, a contabilidade é um dos pilares que sustentam as atividades de qualquer empresa. Entretanto, durante muito tempo, foi vista como uma área burocrática dentro das empresas. Contudo, essa visão está ficando cada dia mais ultrapassada. 

Atualmente, muito se fala nesse novo modelo contábil consultivo. Uma abordagem que vai além da simples execução de processos operacionais, burocráticos e da elaboração de planilhas. 

Em suma, é considerada como uma evolução da contabilidade tradicional. É um modelo em que o contador e o empresário passam a interagir de maneira mais estratégica. Analisando dados conjuntamente para servir de base na hora de tomar uma decisão.  

Essa dinâmica consultiva tem como papel manter empreendedores e líderes informados sobre a gestão contábil e seus aspectos mais relevantes para o empreendimento. Além disso, em tal contabilidade, o contador passa a ocupar um papel de parceiro da empresa, indiferente de seu tamanho ou segmento. 

Assim, o conhecimento dos profissionais da área é empregado não só para atender às exigências legais de escrituração e pagamento de tributos. Também, para aprofundar o nível de entendimento dos gestores sobre o negócio, suas finanças e, assim, contribuir para o crescimento da empresa. 

Como ela funciona?

Acima de tudo, nessa contabilidade, o contador usará informações de registros, demonstrações e das movimentações para elaborar interpretações e análises desses números. Isso irá gerar indicadores que permitem uma análise completa da empresa e que permite seu melhor gerenciamento.

Não há uma regra de como cada contador analisa e entrega essas informações ao empresário. Visto que, isso depende de vários fatores, como quais ferramentas ele possui, a quais dados ele tem acesso. 

No entanto, é importante ressaltar um dos principais elementos desse modelo contábil. Que é a relação de confiança e profissionalismo que deve existir entre contador e empresário. O que garantirá maior qualidade nas informações analisadas.

Com mais informações disponíveis, o contador passa a elaborar análises mais precisas. E que estejam alinhadas à realidade e necessidade da empresa e do empresário. 

Em conclusão, sem uma atuação conjunta,  tal contabilidade deixa de existir. O maior prejudicado acaba sendo o próprio empreendedor, que deixa de ter informações relevantes do seu negócio. Além disso, perde a oportunidade de conhecer melhor sua própria empresa. Ainda além, não aprende estratégias inovadoras e cruciais de atuação no mercado atual.

Conte com uma contabilidade consultiva!

Como você acompanhou, tal contabilidade é de fundamental importância para aqueles empresários que desejam ver seu negócio crescer. Afinal de contas, você passa a contar com um especialista ao seu lado lhe auxiliando constantemente na gestão e análise da sua empresa.

Então, o que achou da forma de atuação dessa ramificação da contabilidade? Conte nos comentários abaixo!

Caso, tenha interesse em contratar esse modelo para fazer sua empresa crescer no mercado, fale conosco agora mesmo! Entre em contato e saiba mais sobre nosso serviço de contabilidade consultiva! Estamos dispostos a dar todo o apoio necessário para o sucesso e melhor desempenho da sua empresa.

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


1 Comentário

  1. […] entender o conceito e como funciona esse modelo consultivo, fica claro que ele é indispensável para empresas que buscam o sucesso. […]

    Reply

deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.