Almeidas Assessoria Contábil

Blog

consultoria contábil

Consultoria Contábil: Por que ela é fundamental para sua empresa?

Quando uma empresa quer crescer exponencialmente no mercado é preciso adotar algumas práticas de gestão e estratégias de crescimento, correto? Mas não é só isso. Para que uma empresa obtenha o sucesso esperado, os setores financeiro e fiscal da empresa precisam estar impecáveis. É aí que entra a consultoria contábil.

A partir do momento em que a empresa começa a trabalhar com ações que envolvem custos, riscos e previsão de possíveis avanços, deve haver uma contabilidade estratégica por trás de tudo isso.

Não há como prever crescimento se não existe controle financeiro. Muitas das informações sobre contabilidade definem tomadas de decisões assertivas e que realmente impactam no sucesso da empresa.

É nesse cenário que a consultoria contábil se faz presente. Mas se você quer saber um pouco mais sobre como isso pode ajudar o seu negócio, continue lendo!

Para que serve uma Consultoria Contábil?

consultoria contábil

A premissa dessa oferta de serviço é justamente identificar e recomendar às empresas, por meio de diagnósticos e processos, as maiores necessidades financeiras e contábeis.

Em poucas palavras, é trabalho da consultoria contábil identificar as melhores formas de tributação que se encaixam nas atividades atuais da empresa. Muitas vezes acontece de o empresário escolher o regime errado e pagar taxas e tributos indevidos, o que pode abrir um buraco enorme no fluxo de caixa da empresa. Resultado? Prejuízo.

A consultoria contábil é responsável por reunir informações importantes e implementar ações como:

  • Demonstrativos de fluxo de caixa;
  • Demonstrativos de contas a pagar e receber;
  • Ajustes, controle e gestão da folha de pagamento;
  • Controle do ativo imobilizado;
  • Controle de custos;
  • Implementação de melhorias;
  • Apuração e redução de gastos com impostos;
  • Planejamento tributário;
  • Administração e gestão financeira em geral.

O papel do contabilista é fundamental para auxiliar e orientar o empresário nas escolhas das melhores estratégias contábeis. Quando uma empresa possui ações de contabilidade estratégica consegue se manter em competitividade, uma vez que possui controle sobre essas ações de acordo com a saúde financeira do negócio.

Além disso, ter uma consultoria contábil possibilita descobrir as reais necessidades da empresa, evitando gastos desnecessários e desvio do objetivo principal. Tudo isso agrega valor e ajuda no desenvolvimento da empresa.

Importância da consultoria contábil em pequenas empresas

Pequenas empresas precisam andar de mãos dadas com uma gestão financeira eficiente. Isso porque para que o crescimento aconteça é necessária uma administração rigorosa no setor financeiro.

Com um mercado de concorrência desafiadora em que nos encontramos hoje, é importante que o gestor tenha ajuda nos primeiros passos para crescer. Dificuldades sempre existirão, porém, quando se tem uma equipe de contabilidade disposta a lutar diariamente para manter o seu negócio funcionando, facilita mais.

O gestor pode se dedicar aos processos de planejamento e implementação de estratégias iniciais, uma vez que já tem em mãos todas as informações contábeis que precisa para tomar as decisões certeiras.

A consultoria contábil, nesse caso, ajuda o pequeno empresário a colocar em ordem questões como:

  • Arquivar e ordenar todos os documentos legais necessários para operações da empresa;
  • Identificar conformidades legais de tributação e fiscalização;
  • Elaborar e enviar relatórios contábeis;
  • Manter o registro da empresa atualizado e identificar conformidades de exigências do Governo;
  • Análise e gestão da folha de pagamento.

Quando empresário decide montar um negócio, sua primeira decisão deve ser uma parceria com a consultoria contábil. A princípio pode parecer simples lidar com assuntos de tributação e legislação, mas a partir do momento em que a empresa dá os primeiros passos rumo ao sucesso, essas questões também tomam um novo rumo.

Se o empresário decidir lidar sozinho com essa área pode ter sérios problemas no futuro, que podem até serem motivos da extinção da empresa. Lembre-se gestão, administração e organização em primeiro lugar!

Sua empresa precisa de uma consultoria contábil?

Para responder à essa pergunta, basta analisar como está a situação de sua empresa hoje. Você consegue identificar o momento exato para realizar investimentos? Como está o seu fluxo de caixa? Sabe quais são os pontos que pedem redução de custos? E quanto às tributações e legislações, tudo em dia?

A consultoria tem sido um diferencial competitivo muito grande, já que o consultor contribui muito para um plano de crescimento racional. Isso possibilita que a empresa deixe de ter um “gestor faz tudo” e tenha um gestor focado em resultados.

Vale ressaltar que não há uma fórmula única de gestão contábil e fiscal que sirva para todas as empresas. É necessária uma profunda avaliação para descobrir qual o melhor caminho para sua empresa.

Quer descobrir como a consultoria contábil ajudará sua empresa a crescer mais? Entre em contato hoje mesmo com um consultor e acompanhe de perto os resultados!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.