Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Holocracia

Holocracia: conheça as vantagens e desvantagens!

A holocracia é um modelo de gestão que prevê uma estrutura livre de hierarquias tradicionais. Você já se imaginou trabalhando em um lugar onde todas as pessoas são as responsáveis pela gestão da empresa, sem nenhum tipo de hierarquia? Essa forma de trabalho tem ganhado força no mercado!

A proposta promove a distribuição da tomada de decisões e a participação inclusiva de todos os profissionais. Contudo, toda alteração na estrutura organizacional de uma instituição requer cautela e uma mentalidade pronta para absorver novos métodos de trabalho. 

Por isso, para irmos mais a fundo neste universo, precisamos entender quais são as vantagens e desvantagens desse sistema. Acompanhe!

Vantagens da Holocracia!

Holocracia

Vamos conhecer quais são as vantagens para entender qual o impacto de uma mudança tão grande na estrutura da empresa. 

1 – Decisões e respostas mais ágeis e flexíveis

Pelo fato de todos os profissionais da empresa terem autonomia em tomar decisões ou responderem como responsável por uma determinada situação, acaba sendo mais fácil as respostas e as resoluções chegarem de maneira mais rápida. 

Visto que, no modo tradicional onde todos os processos e tomadas de decisões precisam subir de acordo com a hierarquia e o grau de necessidade, consequentemente acaba levando um tempo maior para as coisas se resolverem. 

2 – Maior grau de responsabilidade

Como já falado anteriormente, nesse modelo as tomadas de decisões e as respostas para resolver determinada situação acabam sendo muito mais fáceis. Por isso, o senso de responsabilidade também se torna algo muito maior. 

Uma vez que, quando um funcionário sabe que ele terá total autonomia e responsabilidade por determinado projeto ou função, acaba que o grau de responsabilidade do profissional também aumenta. 

Diferente da hierarquia comum que vemos onde muitas vezes alguns profissionais acabam se isentando de determinada responsabilidade pois sabem que têm alguém superior a eles que responderá pelo projeto caso algo dê errado. 

3 – Diferenciação da concorrência

Dificilmente empresas do mesmo segmento e que são concorrentes conseguirão entregar os mesmos resultados se trabalharem com estruturas de trabalho iguais. 

Sem dúvida, a empresa que possuir esse sistema como conceito de trabalho, a equipe se desenvolverá mais rápido e a entrega dos resultados também acontecerão de forma rápida por conta do maior senso de responsabilidade. 

Já as empresas com hierarquia tradicional levarão um período mais longo para crescer em seus resultados, já que para avançar nos processos precisam respeitar a hierarquia da organização. 

4 – Maior engajamento e inovação  dos profissionais

Quando se tem uma cultura dentro da empresa onde os profissionais têm a liberdade de tomar decisões e são responsáveis por suas tarefas e projetos o nível de engajamento aumenta. 

Consequentemente, a chance deles inovarem com novas soluções e estratégias também é maior. Em um modelo convencional, muitos profissionais se sentem limitados a apenas fazer o que é demandado.

-> Leia também: Passo a passo para montar um plano de negócios!

Desvantagens da holocracia

1 – Mais desafios na hora da prática

Por se tratar de um novo conceito e não tão comum entre as empresas, na hora que ela é colocada em prática muitas vezes podem surgir alguns desafios. Como, por exemplo, difícil aceitação da equipe que já está acostumada com um processo de trabalho mais tradicional.

2 – Falta de aceitação e autonomia

Quando profissionais não têm o hábito de ser autônomos e tomar as responsabilidades para si acabam dificultando o processo de adaptação e impedindo até mesmo a aceitação de outros profissionais da equipe. 

3 – Possíveis problemas podem surgir

Quando muitos profissionais não se adaptam ao novo modelo de negócio, existe uma certa dificuldade em assumir a responsabilidade quando os problemas acontecem, atrasando algumas tarefas ou resoluções.

4 – Pode não funcionar para todos dependendo do perfil

Antes de decidir adotar esse modelo na sua empresa é importante avaliar a realidade da organização. E também de seus colaboradores antes de embarcar nesta jornada de mudança da metodologia de gestão. 

Como já dito anteriormente, a holocracia tem ganhado cada vez mais espaço. Porém, antes de adotá-la, busque entender muito bem como ela funciona e converse com sua equipe apresentando seus objetivos. Ainda tem alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo, ficaremos felizes em ajudar!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.