Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Contabilidade para restaurantes

Contabilidade para restaurantes: importância e como fazer!

A contabilidade para restaurantes é essencial para garantir o sucesso financeiro. Visto que a saúde financeira de qualquer negócio depende da gestão e a contabilidade está diretamente ligada a uma gestão de qualidade. 

Não basta ter um bom chef, um cardápio interessante e uma boa localização. Sem organização financeira, não há como consolidar um restaurante no mercado. Já que, essa área da contabilidade permite que o proprietário saiba o valor de seus ativos, passivos e receitas. Também de despesas, rentabilidade e lucratividade do negócio. 

Logo, a contabilidade nesse setor é fundamental, tem suas particularidades e necessita de assessoria constante. Para entender sua importância e como fazê-la nesse ramo gastronômico, continue lendo abaixo com atenção!

Qual a importância da contabilidade para restaurantes?

Contabilidade para restaurantes

Atualmente, o mercado gastronômico é extremamente competitivo, então, é preciso que o empresário melhore constantemente a qualidade dos seus serviços. Mesmo que existam as dificuldade diárias dos gestores, ainda é necessário atender às exigências dos órgãos municipais, estaduais e federais. Também, é preciso atenção redobrada para não correr riscos com vistoria ou fechamento.

Com a contabilidade o empresário terá uma visão geral e abrangente de sua empresa. Assim, ela permite que o empreendedor saiba o quanto gasta com produtos e mercadorias, onde eles são aplicados. Ainda mais, quanto gasta com salários e comissões e quanto está faturando a cada dia. Dessa forma, o proprietário pode melhorar sua tomada de decisões e aumentar o lucro da empresa.

Logo, a contabilidade alivia o peso do empreendedor, permitindo que ele foque nas atividades principais. Também, melhora a tomada de decisões do empresário, reduz os riscos de prejuízo e aumenta a lucratividade do negócio. 

Como fazer a contabilidade em seu restaurante? 

Após entender a importância da contabilidade para restaurantes, agora é o momento de entender como colocar em prática essa ferramenta. 

Monitore seu fluxo de caixa 

É fundamental para qualquer negócio (principalmente para um restaurante) manter suas despesas e os recebimentos equilibrados, principalmente o contas a receber. Em termos de fluxo de caixa, é importante sempre ter fundos disponíveis para cobrir despesas urgentes.

Além disso, se parte dos serviços que você oferece em seu restaurante inclui festas ou outros grandes eventos. No qual você não exige pagamento total adiantado, recebendo apenas um pequeno sinal de entrada. É necessário se certificar de que terá dinheiro suficiente em caixa para cobrir as despesas até seja pago na íntegra.

➡️ Leia também: Importância do capital de giro para o fluxo de caixa!

Organize seus registros contábeis

Um restaurante opera com diversos tipos de registros contábeis que precisam se manter organizados e atualizados. Sendo eles: vendas, despesas, folha de pagamento e impostos. 

Também, vale ressaltar o faturamento obtido pelo atendimento aos consumidores. Caso o estabelecimento trabalhe com delivery, esse registro é dividido em dois: vendas internas e entregas.

É bastante coisa para controlar. Diante disso, a solução mais fácil é separar todos os registros em diferentes documentos. 

Dessa forma, fica mais fácil analisar os gastos e identificar onde há furos no orçamento, que prejudicam a saúde financeira da empresa e tornam mais fácil a falência.

Monitore resultados 

Significa controlar indicadores de desempenho, como ocupação média durante o dia, semana e mês. Também, margem de lucro em cada prato, custo de fornecedores e tantos outros.

Você deve gerenciar e analisar os seus resultados em uma base anual, mensal, ou até semanal, se assim desejar. Isso irá ajudá-lo a determinar se o seu restaurante teve lucros ou prejuízos em um determinado período.

Compreender este relatório irá ajudá-lo a tomar decisões de negócios de forma mais assertiva. Isto é, quando contratar mais funcionários, remover itens impopulares do cardápio, criar menus sazonais, ou reduzir outros custos indiretos.

Controle o estoque

Um dos principais furos no orçamento de um restaurante está no seu estoque. Como os ingredientes são perecíveis, deve haver um controle estrito da situação. Caso isso não ocorra, é possível que a empresa tenha que arcar com grandes perdas financeiras com desperdício de ingredientes.

O ideal é estabelecer um sistema de aprimoramento contínuo na gestão do estoque. É claro que erros serão cometidos no começo, mas o restaurante deve corrigi-los e melhorar seu sistema para evitar desperdícios em longo prazo.

Contrate uma assessoria contábil

A contabilidade para restaurantes não é algo tão simples quanto parece. Além disso, muitas vezes o proprietário não tem tempo para cuidar efetivamente e dar a devida atenção para a contabilidade do restaurante.

Portanto, a ideia é que você peça a ajuda de um profissional que cuide exclusivamente da organização contábil do seu restaurante. 

Entregar a contabilidade do seu restaurante para um contador, lhe dará, mais tempo para cuidar de outras áreas.

Ficou interessado em contratar uma assessoria contábil para te ajudar? Conte conosco. Prestamos serviços especializados e atendimento capacitado com resultados diferenciados. 

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


1 Comentário

  1. […] você já entende a importância de cuidar do financeiro de um restaurante, saiba agora algumas dicas fundamentais de contabilidade. […]

    Reply

deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.