Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Contabilidade para restaurantes

5 dicas de contabilidade para restaurantes!

A contabilidade para restaurantes é uma ferramenta indispensável para a consolidação destes no mercado. Visto que, o sucesso de um restaurante não se baseia unicamente na boa comida e em um ambiente perfeito para seus clientes.

Em suma, é necessário entender que um restaurante é um negócio como qualquer outro. E para que um negócio tenha sucesso, é preciso ter lucratividade, e para ter lucratividade, deve-se prestar muita atenção no financeiro. 

Se você já entende a importância de cuidar do financeiro de um restaurante, saiba agora algumas dicas fundamentais de contabilidade. Continue lendo o post com atenção!

➡️ Leia também: Como abrir seu negócio: bares e restaurantes

5 dicas fundamentais de contabilidade para restaurantes

Contabilidade para restaurantes

1 – Calcule os custos de alimento e mão de obra

A forma de calcular os custos alimenticios vai depender do seu tipo de restaurante. Por exemplo, o tipo à la carte costuma gastar mais com comida. Já os restaurantes com pratos prontos no cardápio ou a quilo gastam menos. Anote tudo o que comprar dos fornecedores, tudo o que vende e quanto há de desperdício.

Em segundo lugar, a mão de obra, vai depender do regime de contratação. Há restaurantes que pagam por hora, outros que pagam por dia de trabalho, dentre outras formas. Você só saberá quanto gasta com a folha de pagamento se tiver tudo isso documentado. Normalmente, o custo com funcionários e outros encargos representa 25% de todo o gasto semanal com essa área.

2 – Tenha um livro caixa

O grande segredo de uma contabilidade exemplar e de uma boa gestão financeira é anotar tudo. Ter um livro-caixa é essencial para qualquer estabelecimento. Afinal de contas, é nele que você colocará todas as entradas e saídas do seu negócio.

Ou seja, tenha todo o gasto com fornecedores, serviços de entrega, pagamentos de contas e todas as outras entradas diárias devidamente registrado. Monitore o livro semanalmente e mensalmente para observar se os percentuais estão dentro do desejado. Acima de tudo, não despreze nenhum tipo de gasto, nem mesmo os menores, que parecem sem importância.

3 – Reduza os custos

Reduzir os custos significa cortar gastos desnecessários e para isso é preciso um planejamento bem feito. Porém, diminuir as despesas não é tarefa fácil e a qualidade do serviço prestado também não pode cair.

Portanto, esteja atento aos gastos com luz, água e gás. Também, procure usar tecnologias que estão atreladas a um consumo consciente, como lâmpadas de LED. Além disso, reavaliar os fornecedores também é uma ótima maneira de melhorar os gastos.

4 – Estabeleça metas e objetivos

Ter um objetivo claro e simples é essencial para estabelecer o melhor caminho e saber como chegar até ele. Com um objetivo em mente, crie pequenos passos para chegar até lá, pequenas metas pensadas e planejadas. A fim de, alcançar um objetivo de força maior.

Ambos são os pilares que fazem com que as estratégias fiquem mais simples de serem traçadas e executadas por sua equipe.

Dessa forma, ter um momento para análise e planejamento da sua empresa é essencial para o sucesso da sua gestão. Seja ele para vencer a concorrência, ganhar clientes fiéis ou aumentar os lucros.

5 – Contrate uma assessoria contábil

Não é nenhum segredo que existem toneladas de coisas para prestar atenção ao gerenciar um restaurante. Coisas como questões trabalhistas, saúde, vigilância sanitária, legislação vigente, impostos. Além de, criar novos pratos deliciosos e garantir a felicidade dos seus clientes, entre outros.

Assim, todos estes aspectos cruciais para o sucesso de um restaurante podem acabar ofuscando a importância de se manter uma gestão contábil eficiente. Porém, adotar ou não a contabilidade em seu restaurante pode significar o sucesso ou fracasso do seu negócio.

Então, o que achou das dicas? Conte nos comentários abaixo! Está procurando uma assessoria contábil qualificada em contabilidade para restaurantes? Entre em contato conosco, podemos te ajudar!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.