Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Conciliação bancária

Conciliação bancária: tudo o que você precisa saber!

A conciliação bancária é uma das melhores formas de evitar quaisquer surpresas nas finanças e na contabilidade da sua empresa. Basicamente, o processo consiste em comparar o extrato da conta corrente da sua empresa com seu controle financeiro interno.

Esse cuidado é essencial para que consiga honrar com todas as suas despesas e compromissos financeiros. Bem como ter valores que podem ajudar a investir ainda mais no seu negócio. 

Apesar de ser uma atividade extremamente importante dentro de qualquer organização, muitos empreendedores ainda abrem mão da prática.Por esse motivo resolvemos abordar o conceito e os benefícios desse tipo de processo na sua empresa. Confira abaixo! 

O que é conciliação bancária?

Conciliação bancária

É um processo que consiste em conferir e cruzar dados disponibilizados pelas operadoras referentes às compras realizadas na sua empresa. Através de cartão de crédito e débito, e verificar se existem disparidades entre os valores recebidos, prazos estabelecidos e descontos cobrados.

Por meio da conciliação, é possível identificar inconsistências, defeitos e até fraudes que podem acontecer nas transações. Além da empresa ter uma visão ampla de todos os valores e taxas cobrados pelas adquirentes e bandeiras, sabendo também quanto e quando será depositado. Ainda, permitindo um controle maior dos recursos financeiros, que acabam favorecendo o crescimento do negócio como um todo.

Entre o pagamento do cliente e o recebimento pela empresa podem acontecer falhas. Erros que, muitas vezes, fazem com que o dinheiro não chegue ao destino final. Os deslizes neste caminho podem ser minimizados pela conciliação bancária.

Quais os benefícios da conciliação bancária?

Agora que você já entendeu o que é conciliação bancária, confira os principais benefícios para o seu negócio:

1 – Identificar fraudes internas

Uma simples planilha dessa conciliação pode evitar problemas grandes à sua empresa. Um bom exemplo são possíveis fraudes internas. Que podem ser causadas por depósitos em dinheiro feitos com valores inferiores ao real. Ou mesmo cheques que não são compensados ou depositados na sua conta. 

2 – Ter um controle mais efetivo das movimentações financeiras

Esse processo de conciliação contribui para que você tenha um controle mais efetivo das finanças da sua empresa. 

Somente dessa forma é possível ter uma visão clara de quanto seu negócio está movimentando financeiramente.

Ou seja, essa atividade te ajuda a identificar se a sua empresa está trabalhando no positivo ou no negativo.

->Leia também: Aprenda como organizar o controle de gastos da empresa

3. Garantir um saldo bancário confiável

Saber, com certeza, de qual valor dispõe em caixa contribui bastante para tomadas de decisões importantes.

Ter um saldo bancário confiável, e não trabalhar com “achismos”, permite que você tome ações mais efetivas. Por exemplo, investir em novos equipamentos, ampliar o espaço, quitar empréstimos, etc.

4. Melhorar o planejamento orçamentário

Uma boa planilha ou software de conciliação também ajuda a fazer previsões mais realistas para o futuro do seu negócio.

O planejamento orçamentário consiste em planejar receitas, despesas, custos e investimentos de uma empresa. 

Saber quanto se tem em caixa ajuda a alinhar essas duas estratégias, contribuindo para que você cumpra o que foi definido no seu planejamento.

5. Melhorar a previsão de fluxo de caixa

Outro ponto positivo desse processo é colaborar para um fluxo de caixa mais saudável. 

O controle efetivo das entradas e saídas financeiras dá uma visão real da situação financeira da sua empresa. 

Ao comparar com seu fluxo de caixa, ajuda nas tomadas de decisões, evita gastos excessivos e contribui para o cumprimento das obrigações fiscais.

-> Leia também: Controle de Fluxo de Caixa: 7 dicas para o crescimento da empresa

Conte com a ajuda de uma assessoria contábil

Ainda que muitos empreendedores caiam no erro de negligenciar essa parte da sua gestão empresarial, a conciliação bancária é essencial para garantir a saúde financeira de um negócio. 

Entretanto, para uma conciliação eficiente é muito importante contar com a ajuda de um contador. Uma empresa de contabilidade é uma parceira na gestão do seu negócio. 

Então, você tem o hábito de realizar a conciliação bancária na sua empresa? Não perca mais tempo, assuma agora mesmo as rédeas do seu negócio, conte conosco para te ajudar nesse processo! 

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.