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Pesquisa de mercado

7 benefícios de realizar uma pesquisa de mercado!

Uma pesquisa de mercado eficaz serve como um direcionamento para o empreendedor, otimiza a produtividade e contribui para firmar uma boa relação com clientes e fornecedores. Em tempos de alta competitividade e crise, é importante que os gestores busquem formas para tornar seus empreendimentos eficazes e dinâmicos. 

Dentro desse contexto, essa ferramenta é capaz de fornecer dados importantes sobre os clientes e informações relevantes sobre o momento do setor, permitindo um realinhamento nas estratégias e um tremendo ganho de qualidade para sua empresa.

Diante disso, nesse post compartilharemos 7 benefícios desse recurso para sua empresa. Continue a leitura com atenção!

7 benefícios da pesquisa de mercado!

Pesquisa de mercado

1 – Permite conhecer o consumidor

Sem os consumidores nenhum negócio vai para frente, por isso entendê-los é tão importante. Uma pesquisa é capaz de indicar as preferências, necessidades e gostos do seu público, além de informar determinadas características pessoais que também ajudam a reuni-los em grupos e segmentar campanhas e ações.

Saber com quem estamos lidando é importante na hora de decidir em quais produtos/serviços investir, que tipo de linguagem e tom usar, em quais mídias investir e como a marca deve se posicionar no mercado.

2 – Possibilita conhecer a concorrência

Conhecer o mercado em que o negócio se insere é importante para realizar comparações de forma embasada, identificando o espaço em que sua empresa se posiciona. 

Devemos nos inspirar em casos de sucesso e aprender com os erros de quem disputa mercado conosco. A razão de você estar perdendo tanta aderência pode ser um novo posicionamento do concorrente, preços melhores ou produtos inovadores.

3 – Viabiliza a identificar problemas ou necessidades

Quando essa pesquisa é bem executada, mais eficiente serão as informações, que influenciam nas tomadas de decisões e resultados contínuos.

Assim, com essa ferramenta torna-se possível identificar possíveis problemas ao analisar os pontos fortes e fracos da concorrência, reclamações, sugestões e opiniões dos consumidores.

4 – Ajuda a direcionar novos produtos ou serviços

Quem está começando um negócio ou quer lançar algo novo não pode se basear em achismos, esse tipo de atitude coloca em risco o negócio e pode levá-lo à falência. Com as informações oferecidas por essa ferramenta, é possível fazer um bom mapeamento sobre as dores e necessidades dos clientes.

Logo, com dados concretos sobre as necessidades e receptividade do mercado é possível desenvolver produtos e serviços que realmente agradem ao público e preencham uma lacuna no mercado.

-> Leia também: Passo a passo para montar um plano de negócios!

5 – Promove oportunidades de expansão do seu empreendimento

A pesquisa também é muito útil em identificar possíveis demandas em outras localidades e com isso a oportunidade de expansão e abertura de franquias em regiões ainda não exploradas.

Nesse sentido, tudo isso para alavancar seu alcance e número de vendas, e quem sabe chegar até clientes que você não sabia que tinham demanda pelos seus serviços.

6 – Mede a satisfação do consumidor

Ouvir o consumidor é algo simples, mas com poder transformador. A satisfação do consumidor envolve muitos fatores: qualidade do produto, atendimento recebido, o aparecimento de possíveis problemas e suas soluções (ou não), agilidade na entrega, integridade do produto e mais. 

Um consumidor descontente dificilmente voltará a comprar com você. Até mesmo os clientes fiéis a uma marca se cansam em algum momento, geralmente quando têm contato com uma opção melhor.

7 – Propicia maior segurança na tomada de decisões

Com as informações que foram coletadas fica muito mais fácil entender qual o melhor caminho que a empresa deve tomar em termos de estratégia, investimento e expansão do seu negócio, servindo como um norte, identificando oportunidades e possíveis riscos. 

Como você pode ver, uma pesquisa de mercado é uma solução inteligente para o gestor que quer compreender melhor seu nicho e tomar decisões com muito mais clareza. Agora que você sabe todos esses benefícios, não deixe de realizar corretamente! Ainda tem alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo, será um prazer esclarecer suas dúvidas!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


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