Criptomoedas: conheça as vantagens, riscos e saiba como investir!
As criptomoedas são tendências da atualidade que sem dúvidas mudaram o mundo do dinheiro. São vistas por profissionais da área de investimentos como sendo muito promissoras, se destacam por serem consideradas seguras, acessíveis e disponíveis para os mais variados perfis de investidores.
Apesar disso, continuam a ser algo relativamente recente e, como tal, ainda existe bastante desconhecimento sobre o assunto. E, na maioria das vezes, não é fácil para quem quer descobrir mais sobre o assunto e saber por onde começar.
O primeiro passo a dar para entrar no mundo das moedas digitais é procurar informar-se o máximo possível sobre o que é este novo tipo de dinheiro. Diante disso, nesse post separamos para você as vantagens, os riscos e como investir nessas moedas digitais. Veja logo abaixo!
-> Leia também: Criptomoedas: tudo o que você precisa saber!
Vantagens de investir em criptomoedas
1 – Potencial de valorização
Essas moedas podem oferecer uma alta margem de lucro devido à grande volatilidade do mercado. Nos últimos anos, a maioria delas teve grande aumento na demanda, gerando valorização de pelo menos 400%.
2 – Descentralização
Elas não são controladas e taxadas por uma autoridade, como um governo ou instituição financeira. O fato delas serem descentralizadas e totalmente privadas, permite negociar em segurança e de forma anônima.
Além disso, o investidor tem controle total sobre as moedas, desde como obtê-las, onde deseja gastar e até para quem deseja enviá-las, devido à sua natureza descentralizada.
3 – Baixos custos
Os custos relativos às operações de compra, venda e troca de moedas digitais são mais baixos do que as taxas cobradas no mercado tradicional que estão inseridas no uso do dinheiro físico.
Riscos de investir em criptomoedas
1 – Alta volatilidade
Sua enorme volatilidade, que pode levar a grandes ganhos, também pode levar a enormes perdas. Apesar de estar a salvo da inflação, elas respondem à relação entre a oferta e a demanda, o que pode levar a crescimentos ou quebras inesperadas em curtos períodos.
Logo, como o seu valor pode mudar de maneira repentina, investidores inexperientes, ainda com poucos conhecimentos sobre o assunto, podem ter prejuízos ao vender suas moedas em um momento impróprio.
2 – Sem regulamentação específica
Se por um lado a descentralização permite uma maior segurança e privacidade, por outro lado isso leva também ao surgimento de muitas tentativas de fraudes.
Ainda, o anonimato faz delas o veículo perfeito para financiar atividades duvidosas, como o tráfico de armas ou de drogas, por exemplo.
3 – Ação de hackers
Como existem no ambiente online, elas têm sua segurança feita por programas de computador. Isso favorece a ação de hackers, vírus e outros problemas do mundo virtual que podem tentar roubá-las.
Como investir em criptomoedas?
Para comprar essas moedas digitais basta abrir uma conta em uma corretora de moedas virtuais e começar a negociar. Mas, antes de tudo, é essencial pesquisar sobre as empresas disponíveis no mercado, conferir as avaliações dos clientes e entender as tarifas cobradas.
Afinal, esse é um investimento financeiro e, assim como qualquer outro, precisa ser tratado com muito cuidado. Já que seu valor varia muito ao longo do tempo, é considerado um investimento de alto risco. Por isso, especialistas recomendam colocar apenas uma pequena parcela dos investimentos neste tipo de ativo.
Visto por uns como uma grande oportunidade de investimento rentável, e por outros como um investimento de alto risco, o mercado dessas moedas é uma realidade proporcionada pela tecnologia de nossos tempos.
Logo, fica a critério dos interessados analisar as possibilidades oferecidas por elas, verificando vantagens e riscos, e decidir sobre as chances de optar pelo investimento em criptomoedas. Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe nos comentários abaixo, podemos te ajudar com elas!
Sem Comentários