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Pesquisa de mercado

Entenda o que é uma pesquisa de mercado e como fazê-la!

A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta estratégica que ajuda gestores a tomar decisões com mais segurança e a solucionar problemas. É amplamente utilizada por grandes empresas, políticos e multinacionais.

No entanto, micro e pequenas empresas também podem se beneficiar das pesquisas. Seja para mudar um quadro desfavorável ou estudar o perfil do público-alvo, analisar a concorrência e aumentar ainda mais as receitas.

Portanto, continue lendo o artigo abaixo para entender mais sobre esse recurso valioso e como empregá-lo em sua empresa de forma efetiva. Confira a seguir com atenção!

O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado

É uma ferramenta utilizada para coletar a opinião de consumidores por meio de questionários e formulários. Como resultado, o gestor responsável consegue obter dados para embasar a tomada de decisão, em vez de se basear apenas em “achismos” ou pesquisas já existentes.

Um exemplo básico dessa pesquisa é o estudo que você realiza antes de abrir uma empresa para verificar se seu público-alvo está realmente interessado pelo seu produto. 

De modo geral, essas ferramentas revelam o que o consumidor precisa e quais são suas necessidades, mas também podem ser utilizadas para analisar a concorrência e detectar tendências.

É preciso conduzir uma pesquisa desse tipo, toda vez que você tiver uma dúvida sobre um fator de mercado, que será decisivo para o seu planejamento estratégico.

Qual a importância da pesquisa de mercado?

Essa ferramenta é a forma mais confiável de obter dados concretos e informações estratégicas sobre o ramo de atuação e o público-alvo da empresa. Se todos os empreendedores pesquisassem antes de tomar decisões, a taxa de sucesso dos negócios seria muito maior. 

Afinal, ir direto à fonte e coletar opiniões de seus consumidores, permite que eles revelem hábitos, dores, necessidades e expectativas em relação à oferta da empresa.

Embora você tenha uma ideia sobre o que seu público pensa, você só terá certeza se aplicar questionários em uma determinada amostra e comprovar sua tese. Muitas vezes, o gestor se surpreende com o resultado da pesquisa e precisa rever seus planos. 

Portanto, um simples formulário pode fazer grande diferença na precisão do seu planejamento e direcionar seus esforços para a estratégia certa. Hoje, mesmo as pequenas empresas podem e devem realizar pesquisas. 

-> Leia também: Passo a passo para montar um plano de negócios!

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Grandes empresas costumam empregar pessoas para fazerem as perguntas, porém, nada impede que você colete dados pela internet. Para fazer uma pesquisa existem alguns passos que devem ser seguidos. Veja quais são:

1 – Definir o objetivo da pesquisa 

Toda pesquisa nasce de uma necessidade real, de um problema que precisa ser resolvido ou um objetivo que precisa ser alcançado. Por isso, a primeira etapa para a criação de uma pesquisa é definir, de forma simples e objetiva, qual a finalidade da sua pesquisa.

2 – Definir o público-alvo

Uma pesquisa só faz sentido se for direcionada a um público-alvo específico. Visto que, para obter as respostas certas, é preciso fazer as perguntas para as pessoas certas. 

Então, escolha com cuidado os clientes em potencial, clientes atuais, fornecedores ou qualquer outro público que queira pesquisar.

3 – Definir a amostra

A amostra é o tamanho do público que será pesquisado. Ela deve ser definida com base na representatividade, de acordo com a quantidade de pessoas que seus recursos permitem atingir.

Para evitar possíveis discrepâncias, deve ser considerada uma margem de erro para garantir a confiabilidade dos resultados. 

4 – Elaborar o questionário

Definidos os objetivos, o público-alvo e a quantidade de pessoas a serem questionadas, será a vez de levar suas perguntas a elas. Como você já viu, essa pesquisa pode ser feita pessoalmente ou pela internet.

É preciso que o questionário contenha todos os aspectos que se deseja analisar. O ideal é que ele funcione como um funil, começando com perguntas mais genéricas e se tornando cada vez mais específicas.

5 – Aplicar a pesquisa

Com tudo pronto e revisado, você já pode partir para a prática e aplicar sua pesquisa. Isso pode significar ir a campo, enviar questionários por e-mail e em redes sociais ou telefonar para entrevistar clientes, dependendo do método. 

6 – Analisar os resultados

Com os dados em mãos, cruze informações, construa tabelas, elabore gráficos e faça uma análise dos resultados. Existem vários softwares que facilitam esse trabalho e que se revelam bastante úteis, já que contam com recursos para apresentar análises consistentes.

As informações obtidas por meio da pesquisa de mercado são muito valiosas. São esses dados que permitem ao gestor planejar ações de forma mais estratégica, aumentando as chances de sucesso da empresa. E você? Já fez uma pesquisa em sua empresa? Ainda tem alguma dúvida sobre como fazer? Deixa nos comentários abaixo!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


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