Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Auditoria contábil

Auditoria contábil: conceito e importância nas empresas!

A auditoria contábil é um processo fundamental para manter uma boa gestão financeira, e consequentemente a saúde da empresa. Visto que, essa ferramenta permite uma análise profunda das finanças do empreendimento para encontrar possíveis falhas e poder atuar de forma a corrigi-las.

Essa auditoria pode ser realizada em qualquer empresa, inclusive naquelas de pequeno porte. Através dela, o empresário consegue compreender como sua empresa caminha, quais são seus reais resultados e, ainda, planejar para onde ela deve ir.

Diante disso, neste artigo, você vai entender o conceito e a importância desse processo para sua empresa. Continue a leitura com atenção!

O que é auditoria contábil?

Auditoria contábil

Ela é um processo de análise da situação financeira da empresa que permite atestar a precisão dos registros contábeis. Ainda, identificar falhas de controle ou mesmo fraudes e irregularidades na gestão.

Tal auditoria é realizada a partir do exame de documentos contábeis e de inspeções internas, contando ainda com a apuração de informações junto a fontes externas. Podem ser auditados o fluxo de caixa, o balanço patrimonial e a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE).

Por suas características, a auditoria é capaz de apresentar ao empreendedor uma opinião embasada sobre a realidade financeira do negócio, com segurança e transparência. Permitindo ao empresário conhecer os problemas, suas causas e consequências, além de receber orientações sobre possíveis correções a implantar.

Sua realização compete a um auditor com formação em Ciências Contábeis e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Ao empreendedor, cabe acompanhar de perto esse trabalho, disponibilizando todos os dados solicitados. 

-> Leia também: Controle de Fluxo de Caixa: 7 dicas para o crescimento da empresa

Tipos de auditoria contábil

Existem dois tipos de auditoria contábil, a interna e a externa, e cada uma tem um papel fundamental para a organização de uma empresa.

Auditoria interna

É realizada por profissionais treinados e focados em observar processos internos, seja para validá-los ou melhorá-los e deve acontecer periodicamente. Além disso, é função desses profissionais verificar se o regimento interno da empresa é cumprido, bem como suas políticas internas para o controle contábil.

A auditoria interna é um processo que pode envolver uma ou todas as áreas de uma empresa. Esse tipo de auditoria pode se estender também para parceiros comerciais, fornecedores e qualquer outra empresa que, de alguma forma, se relacione com a sua, verificando a compatibilidade de processos internos.

Auditoria externa

A auditoria externa é realizada por uma empresa contratada, que pode ser uma de empresa de consultoria contábil. Essa assessoria irá examinar as demonstrações contábeis da organização em face do seu patrimônio.

Por meio dessa análise, também é de responsabilidade da auditoria externa apresentar relatórios ou pareceres contendo os resultados de sua ação e, ainda, indicando os pontos críticos da análise concluída. 

Esse tipo de auditoria tem a função de avaliar processos e a forma como eles são documentados, a fim de verificar a necessidade de se realizar mudanças ou melhorias na empresa, em setores contábeis, financeiros e administrativos. 

A auditoria externa tem função de diagnóstico e, principalmente, preventiva. Assim, permitindo que a empresa corrija seu percurso a fim de evitar complicações desnecessárias, como erros em demonstrações contábeis ou pagamento indevido de tributos.

Importância da auditoria contábil para empresas

Esse processo ajuda a eliminar qualquer indício de fraude ou falha contábil. Por outro lado, é uma das formas mais eficientes de demonstrar aos acionistas a situação real da empresa. Como sua saúde financeira, segurança e sua capacidade de crescimento para o futuro. 

Além disso, os relatórios produzidos por essa auditoria podem servir para otimizar, automatizar e redesenhar processos administrativos que utilizem melhor os recursos que você tem disponível. Ou seja, transformam a eficiência financeira em vantagem competitiva.

Ainda, essa ferramenta te dá uma visão completa de seus dados contábeis, permitindo uma melhor previsão dos lucros e encargos, que são informações cruciais para definir quais serão as próximas estratégias de negócio.

Então, com essas informações sobre a auditoria contábil, agora você consegue concluir a necessidade desse processo em sua empresa? Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em lhe ajudar da melhor forma possível! 

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.