Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Auditoria contábil

Saiba como fazer uma auditoria contábil na sua empresa!

A auditoria contábil é um serviço que busca analisar e validar os movimentos contábeis de uma empresa e a forma como eles impactam no seu patrimônio. Além disso, por meio dessa ferramenta é possível compreender como sua empresa caminha, quais são seus reais resultados e, ainda, planejar para onde ela deve ir.

Diante disso, é fundamental que todas as empresas tenham um processo contínuo de avaliação dos seus resultados e, ainda, da forma como eles são demonstrados e validados.

Por isso, te mostrarei neste artigo como fazer essa auditoria tão crucial para o sucesso e para a saúde financeira da sua empresa. Confira a seguir!

Como fazer uma auditoria contábil em sua empresa

Auditoria contábil

Basicamente esse procedimento deve passar por seis fases subsequentes e que garantem a qualidade e sucesso dos dados analisados. São etapas dessa auditoria: 

1 – Pesquisa ambiental

É a primeira fase e consiste no recolhimento de todos os documentos da empresa e entendimento das operações realizadas. Os documentos necessários para o processo de auditoria são:

  • Receitas operacionais;
  • Custo direto da prestação do serviço ou da comercialização de produtos;
  • Despesas relacionadas com o serviço ou com a venda do produto – que não estão relacionadas diretamente com a compra de insumos, produtos ou da prestação do serviço;
  • Custos administrativos;
  • Impostos.

2 – Planejamento de auditoria

Assim como em qualquer outro setor, o responsável pela auditoria irá analisar estes dados coletados a fim de traçar a melhor estratégia para o prosseguimento do processo.

A partir daí, ele escolhe o que será mais eficiente para obter as informações que precisa para o sucesso da auditoria.

3 – Controle Interno

Neste momento, o auditor irá documentar e avaliar todos os controles contábeis da empresa detalhadamente, incluindo:

  • fluxo de caixa,
  • balanço patrimonial,
  • Demonstração de Resultado de Exercício, entre outros.

Por meio desta análise, o profissional poderá identificar os pontos positivos e negativos do sistema adotado pela empresa, evidenciando possíveis falhas.

-> Leia também: 10 dicas de controle de fluxo de caixa que você precisa saber

4 – Teste de controle

Essa fase tem o objetivo de determinar se o controle interno funciona dentro das regras e normas e, além disso, observar se os processos utilizados são efetivos e apresentam bons resultados.

5 – Teste substantivo

Por meio de testes substantivos, o auditor vai confirmar se os valores e informações que constam nos documentos de demonstrativos contábeis da empresa são precisos e estão corretos.

É neste método que pode haver possível consulta externa para verificar os dados registrados internamente.

6 – Parecer do auditor

Fase final de todo esse processo, na qual o responsável irá apresentar os resultados obtidos durante os testes realizados, a partir das informações colhidas nas etapas anteriores.

Essa conclusão deve ser apresentada em formato definido pelas normas brasileiras de contabilidade. Basicamente, trata-se da entrega do relatório alcançado por meio dessa ferramenta.

O que fazer com o resultado da sua auditoria?

A primeira ação é identificar e corrigir os erros. É necessário determinar e distinguir o que é falha (quando há erros na aplicação e registro de dados contábeis) e o que é fraude (quando essa anomalia é intencional).

Falhas não intencionais geralmente são o resultado de processos mal desenhados, excesso de tarefas manuais no trabalho (como a insistência no uso de planilhas) e falta de um gerenciamento de dados integrado.

Já a fraude geralmente é um caso de polícia. É obrigação da ética do seu trabalho encontrar o responsável e regularizar a situação o quanto antes, principalmente com o governo, se for o caso. 

-> Leia também: Gestão de crise: 5 dicas que todo gestor precisa saber!

Conte com quem sabe como fazer uma auditoria contábil

Conforme visto, o processo de auditoria é fundamental para ter certeza de que as ações do setor financeiro estão sendo efetivas e não estão atrapalhando o desempenho do negócio.

Além disso, o fato de a empresa ser constantemente submetida ao processo de revisão dos documentos e processos pode inibir potenciais tentativas de fraude, protegendo o seu patrimônio. Sendo assim, é um serviço essencial para um negócio, seja ele do tamanho que for. 

Diante disso, é essencial poder contar com quem realmente saiba como fazer uma auditoria, explorando todos os benefícios da prestação deste serviço para um negócio. Somos especialistas em contabilidade e podemos ajudar você com a auditoria contábil da sua empresa, conte conosco!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.