Almeidas Assessoria Contábil

Blog

CNPJ

Conheça 6 vantagens de ter um CNPJ!

Abrir um CNPJ traz vantagens como redução de impostos, mais oportunidades de negócio e acesso a crédito. Além de ser um processo simples, a abertura desse cadastro é um passo importante para evoluir mais rápido e aumentar seu faturamento.

Vale ressaltar que sua importância não é apenas devido a essas vantagens. Uma vez que, estar na ilegalidade pode acarretar em multas e outras punições que podem inviabilizar a continuidade do seu negócio. 

Logo, se você trabalha por conta própria de maneira informal pode estar perdendo a chance de fazer bons negócios e ainda correndo riscos. Diante disso, separamos as principais vantagens para esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto. Continue a leitura para saber mais!

6 vantagens de ter um CNPJ!

CNPJ

1 – Formalização plena das atividades

Esse cadastro é essencial para que seu negócio saia da informalidade. Ele garante que a sua atividade esteja regularizada, atendendo às leis e regulamentos municipais, estaduais e federais. Sem dúvidas, isso trará mais segurança para o seu dia a dia. 

2 – Cadastro para negociações e licitações

Muitos fornecedores negociam apenas de empresa para empresa, ou seja, de CNPJ para CNPJ. Muitas vezes, o fato de você não poder emitir Nota Fiscal pode ser um grande empecilho, uma vez que a empresa contratante não será capaz de registrar a saída de caixa.

Por isso, ele serve para dar mais ferramentas e suporte nas negociações com bons fornecedores. O que é muito importante para obter mercadorias e matérias-primas com preços mais acessíveis e prazos de pagamento mais interessantes.

E não podemos nos esquecer das licitações. Se a sua empresa deseja prestar algum serviço para o Estado, saiba que a contratação será por meio de licitação, no qual só entram empresas formalizadas com esse cadastro.

3 – Emissão de Notas Fiscais

Notas são documentos essenciais para registrar suas vendas. Sem elas, não é possível fazer os cálculos de rendimento, que são necessários para recolher impostos e fazer a demonstração de renda para a Receita Federal.

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica permite que a empresa adote um sistema de emissão de notas fiscais e faça esses documentos de forma oficial. Além disso, as notas são importantes para você e também para os seus clientes.

4 – Recolhimento adequado de impostos

Ninguém gosta de pagar impostos, porém, eles são necessários. Se você não entra em conformidade com a Receita, existem dois riscos: o de exercer atividade de forma irregular ou de pagar mais impostos do que precisa. 

Com base nesse cadastro e suas informações (junto com as informações sobre a empresa em si), será possível adequar a empresa ao modelo tributário ideal. Com isso, a carga de impostos é ajustada.

-> Leia também: Imposto de renda: quem precisa declarar e quais bens devem ser declarados?

5 – Contribuição para a previdência

Quem é dono do seu próprio negócio, também tem direito à aposentadoria. Contudo, para que sejam feitos os cálculos e contribuições é preciso que você tenha uma empresa formalizada.

6 – Formalização dos funcionários

Esse cadastro formaliza a empresa e permite que ela faça o registro dos funcionários. Registrar quem trabalha com você pode parecer algo caro, mas é essencial para dar à pessoa todos os direitos trabalhistas que são garantidos, como férias, FGTS, registro em carteira e contribuição para a previdência social.

Uma grande vantagem de formalizar sua empresa é justamente a contribuição social que você faz para si mesmo, como empreendedor, e para quem trabalha ao seu lado.

Portanto, diante desses benefícios, ficou clara a importância de ter um CNPJ? Não se esqueça de contar com a ajuda de uma assessoria contábil para te ajudar nesse processo. Um contador além de ajudar a reduzir a burocracia, irá orientar sobre tudo o que deve ser feito. Podemos te ajudar, conte conosco!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.