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Margem de lucro

6 dicas para aumentar a margem de lucro da sua empresa!

A margem de lucro é um dos principais indicadores de qualquer empresa que deseja ter bons resultados. Apesar disso, muitas organizações pecam nesse quesito, seja errando no cálculo da margem ou não atentando para ações que podem aumentar o ganho.

Uma empresa com a margem baixa, provavelmente não conseguirá encontrar recursos para manter um crescimento saudável. Porém, também não adianta simplesmente aumentar os preços das soluções que você oferece. Existem maneiras práticas e eficientes que podem elevar a margem sem perder competitividade no mercado.

Diante disso, neste artigo vamos mostrar 6 dicas valiosas para lucrar mais, aumentar sua margem e transformar o seu negócio. Confira abaixo!

6 dicas para aumentar a margem de lucro

Margem de lucro

1 – Buscar parceiros e fornecedores com melhores condições

O primeiro passo para ganhar mais fôlego nessa margem, é buscar parceiros e fornecedores que consigam lhe dar melhores condições comerciais. É sempre interessante ter cerca de três fornecedores para seus produtos.

Portanto, avalie quanto cada fornecedor cobra, levando em consideração, também, outros pontos, como qualidade, prazo e estrutura. Assim, você se blinda de possíveis aumentos nos preços, indisponibilidade de estoque ou demora na entrega.

2 – Faça o planejamento de seus custos e despesas

Não é apenas o lucro que compõe o valor total do produto ou serviço, as despesas também são componentes que podem afetar muito o preço. Por isso é tão importante como prudente analisar minuciosamente cada custo e despesa que você terá como empresa, de maneira a evitar certos prejuízos e otimizar suas finanças a longo prazo.

Além disso, é importante lembrar que cada empresa possui cenários e características diferentes que podem depender de muitos fatores, como setor, atividade, tipos de produtos e serviços, etc. Portanto, cada empreendedor deve definir sua própria margem ideal.

-> Leia também: 5 dicas para ter uma gestão de custos eficaz!

3 – Compare seus preços com os de concorrentes

Há muita competitividade entre empresas no mercado, principalmente aquelas do mesmo setor, portanto, é prudente estudar o processo de precificação de seus concorrentes diretos. 

Desta forma, é possível identificar se seus preços estão dentro da média do mercado ou se será necessário baixá-los ou aumentá-los.

4 – Atendimento ao cliente

Como bom empreendedor, você já sabe que o principal indicativo de sucesso da sua empresa é a satisfação do cliente. No entanto, chegar no melhor resultado que você consegue entregar para os seus consumidores, está longe de ser a tarefa mais fácil de um dono de negócio. 

Para isso, é preciso não poupar esforços para conhecer esse público, entender suas vontades e satisfazer os seus desejos. O processo de fidelização de clientes pode poupar alguns esforços da sua empresa, como mais gastos com marketing online, por exemplo. Conquistar novos clientes é uma ótima estratégia, mas manter o mesmo cliente comprando pode te trazer resultados ainda mais positivos. 

5 – Controlar bem o estoque dos produtos

Para aumentar o lucro, você precisa controlar muito bem o estoque dos produtos. Comprar na hora certa, ter maior poder de negociação com fornecedores e não deixar itens acumulados. Tudo isso pode gerar menos custos e, consequentemente, maiores lucros.

Além disso, um bom controle de estoque evita perdas e desperdícios, também interferindo diretamente nos custos.

6 – Incentivar a venda ampliada

Por fim, vale ressaltar que as campanhas de marketing podem incentivar a venda ampliada, quando um cliente, em vez de comprar somente um item, acaba levando dois ou mais.

As estratégias de marketing podem ter custos altos, como anúncios nas redes sociais, Google ou outras ações. Então, quanto maior for o valor da compra do cliente, maior será o retorno referente ao valor gasto para fidelização do mesmo. 

Como vimos ao longo deste conteúdo, há diferentes maneiras inteligentes e eficientes de aumentar o lucro de um negócio. Listamos 6 dicas que você pode aplicar agora mesmo, para começar logo a sentir a diferença nos resultados.

Portanto, é necessário que todos os custos, despesas e números da empresa estejam bem organizados e de acordo com a realidade, para aumentar a margem de lucro. Precisa de ajuda para organizar sua contabilidade, ter mais tempo para gerenciar seu negócio, e aumentar seu lucro? Conte conosco!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


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