Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Margem de lucro

Margem de lucro: tudo o que você precisa saber!

A margem de lucro é um ótimo indicador para saber se o seu negócio é lucrativo. Essa medida de lucratividade considera seu lucro bruto, operacional ou líquido como uma porcentagem das receitas.

A partir dessa margem, você vai conseguir descobrir se as suas estratégias têm dado certo ou se necessitam de melhorias. E isso vale para qualquer segmento, seja comércio, indústria, ou entre qualquer outra área.

Por essa razão, neste artigo, vamos explicar de forma aprofundada o que é essa margem e quais são os seus tipos. Acompanhe a leitura com atenção!

O que é margem de lucro?

margem-de-lucro-conceito

De forma bem simplificada, é a porcentagem que define quanto “sobrou” para a empresa após todos os custos que teve com seu produto ou serviço. Para entender melhor o que é, você precisa estar ciente de três pilares que a envolvem. Veja a seguir!

1 – Custo

Nesse quesito, são calculados os custos relacionados à fabricação dos produtos ou criação dos serviços para os clientes. Deve-se levar em consideração todos os custos para produzir/vender/entregar o produto ao consumidor, por exemplo, juros, impostos, gastos com produção, etc.

Você também precisa saber diferenciar os custos fixos e os custos variáveis. O primeiro se refere a gastos que não se modificam durante um período, como o valor do aluguel. Enquanto o segundo está ligado a gastos que podem sofrer variações a cada mês, como matéria-prima de fornecedores.

-> Leia também: Gestão de custos: tudo o que você precisa saber!

2 – Precificação

Assim como é necessário colocar na ponta do lápis quais são os custos, você também deve selecionar os preços dos seus produtos ou serviços.

Isso deve ser feito com base em uma série de fatores, como o tempo gasto pelos colaboradores nas execução das tarefas, o valor praticado pela concorrência e muito mais.

3 – Lucro

Durante o processo de cálculo, não podemos deixar de fora, é claro, o lucro. Ou seja, ao retorno financeiro que vem a partir da venda de produtos ou serviços.

Assim, o objetivo de cada empresa é ter uma margem ideal para que seu negócio possa ser rentável e gerar retorno financeiro.

Quais são os tipos de margem de lucro?

Existem três tipos e cada um deles tem seus próprios cálculos. São elas: margem de lucro bruto, operacional e líquido. Os três se diferem pelo que incluem nos custos. Portanto, cada tipo informa aos gerentes diferentes informações sobre o negócio. Entenda melhor a seguir!

1 – Margem de lucro bruto

Ela é um indicador dos lucros relativos aos custos de produção. Logo, deve calcular a margem com base no lucro bruto. Esse lucro representa sua receita total menos o custo das mercadorias vendidas. Isso cobre o custo de produção de bens e pode variar em relação aos materiais necessários para cada tipo de trabalho. 

2 – Margem de lucro operacional

Custos operacionais excessivamente altos podem afetá-la. Por isso, é importante calculá-los. Seu lucro operacional é sua receita total menos suas despesas comerciais.

Suas despesas comerciais incluem:

  • Custos de bens vendidos;
  • Despesas operacionais;
  • Amortização;
  • Depreciação;
  • Despesas administrativas;
  • Outras despesas do dia-a-dia de administrar um negócio.

3 – Margem de lucro líquido

Este é um indicador da rentabilidade global calculada com base no lucro líquido. Ela é a receita total menos o custo dos produtos vendidos, despesas operacionais, juros, impostos, ações preferenciais e amortizações de dívidas.

Nenhuma margem sozinha pode fornecer uma visão completa da saúde financeira do seu negócio. Mas aprender como calculá-la pode mostrar onde você pode ajustar sua estratégia de negócios.

Em suma, ela permite que você compare sua empresa com seus concorrentes. Dessa forma, é possível ver o quão bem sua empresa está comparada ao padrão do seu mercado.

Se tiver dificuldades para calcular a margem de lucro, vale a pena procurar ajuda de um contador. Por ter acesso a várias informações financeiras de seu negócio, a assessoria contábil tem condições de apoiar sua análise, considerando particularidades de sua atividade. Nós da Almeidas Assessoria Contábil podemos te ajudar, conte conosco!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.