Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Contabilidade para pequenas empresas

Contabilidade para pequenas empresas: entenda como funciona e conheça a importância!

A contabilidade para pequenas empresas é tão ou até mais importante que para organizações de maior porte. Vale lembrar que negócios de menor faturamento, sobretudo em seus primeiros anos, passam por uma situação de extrema fragilidade para se assegurar no âmbito de determinado nicho de mercado.

A princípio, a contratação de um contador pode ser vista apenas como um custo para a empresa. Mas, é preciso entender que além do contador entregar todas as obrigações, ele também ajuda de forma estratégica na gestão de empresas, que é fundamental para a consolidação e sucesso das pequenas empresas. 

Além disso, sabe-se que grande parte das empresas de pequeno porte do Brasil,  acabam fechando as portas em menos de 5 anos. Diante disso, criamos esse artigo com o intuito de mostrar como funciona e a importância da contabilidade para essas empresas. Leia abaixo com atenção!

Como funciona a contabilidade para pequenas empresas

Contabilidade para pequenas empresas

A contabilidade pode e deve ser usada como uma ferramenta de apoio para todos os processos, ajudando nas tomadas de decisões dos gestores, que se baseiam nas informações contábeis. Dessa forma, ela presta vários serviços essenciais para o bom andamento das empresas, sendo alguns deles:

1 – Planejamento tributário

Antes mesmo de iniciarem suas operações, as empresas precisam tomar uma decisão nada simples, que é escolher o regime tributário mais vantajoso para se enquadrarem. Nada simples porque uma escolha equivocada significa pagar mais tributos do que deveria. 

E para proceder com esse tipo de análise você deve contar com um serviço profissional de contabilidade, que ficará responsável por interpretar a legislação e observar em qual cenário sua empresa incorre em menores custos.

-> Leia também: Planejamento tributário: o que é e como fazê-lo em sua empresa!

2 – Emitir guias de impostos

Todas as micro e pequenas empresas do país são tributadas pelo regime do Simples Nacional, que por mais simplificado que seja e ajude a vida dos empreendedores, há alguns procedimentos que precisam ser vistos com cuidado.

Um contador pode auxiliar a preencher todos os formulários de arrecadação de impostos, como o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, ou DAS, onde são recolhidos os impostos obrigatórios de uma vez só.

3 – Emitir Notas Fiscais

A contabilidade ajuda sua empresa a emitir todas as notas fiscais, o que permite uma maior agilidade e menor risco de falhas, já que será feito por pessoas que entendem bem da função.

Mesmo a escrituração contábil sendo eletrônica atualmente, através do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), a ajuda de um contador é importante para que todos os dados sejam enviados sem erros.

4 – Entregar as obrigações acessórias

As obrigações acessórias são declarações que as empresas precisam enviar ao governo periodicamente, informando a situação em que se encontra a empresa naquele período.

Portanto, o envio dessas informações deve ser feito dentro dos prazos legais, e na forma que a lei exige, para que a empresa não seja penalizada por alguma omissão ou inconsistência nas informações.

A ajuda da contabilidade permite que esse envio seja feito da forma correta, já que existem cinco obrigações acessórias que precisam ser cumpridas: E-Social, DAS, DESTA, DEFIS e DIRF.

5 – Fazer folha de pagamentos

Para as micro e pequenas empresas, a folha de pagamento é um dos principais custos, e não são tão simples de serem feitas. Não entram apenas salários e benefícios, mas também outros encargos trabalhistas e previdenciários como Férias, Décimo Terceiro salário, FGTS.

Portanto, a folha de pagamento tem um peso considerável no orçamento das pequenas empresas, e a contabilidade pode ajudar a manter o controle dessas obrigações.

-> Leia também: Folha de pagamento: tudo o que você precisa saber!

6 – Emitir o DRE

O DRE, ou Demonstração de Resultados do Exercício, é um documento de vital importância para a estratégia financeira de uma empresa. Ele serve de resumo de toda a parte contábil dentro de um determinado período, como custos, despesas, receitas e a evolução do patrimônio.

7 – Trabalho de auditoria

A auditoria deve ser feita com alguma regularidade, seja ela anual, semestral ou por tempo de vida de um projeto. É importante contar com esse tipo de serviço. Trata-se de um trabalho importante que poderá identificar erros e problemas que podem ter passado despercebidos.

-> Leia também: Auditoria contábil: conceito e importância nas empresas!

A importância da contabilidade para pequenas empresas

A contabilidade é uma excelente ferramenta de apoio para as empresas, pois fornece todas as informações sobre o patrimônio, investimentos, custos, receitas. Ela ajuda o empreendedor a analisar as informações contábeis, orientando o planejamento financeiro e fornecendo dados sólidos para as decisões que definirão o futuro do negócio. 

Diante disso, fica claro que a contabilidade para pequenas empresas é essencial. Logo, esperamos que você tenha se convencido de que, independentemente do faturamento ou do tamanho de suas operações, você não deve abrir mão de contratar esse tipo de serviço. Precisa de ajuda com a contabilidade do seu negócio? Somos especialistas e podemos ajudar você, conte conosco!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.