Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Orçamento empresarial

Orçamento empresarial: conceito e importância!

O orçamento empresarial permite que você olhe para o futuro do negócio e planeje seu sucesso financeiro nos mínimos detalhes. Com ele, você consegue colocar o planejamento financeiro no papel, definir metas claras e tomar decisões mais inteligentes sobre seu dinheiro.

Contudo, ainda é uma ferramenta gerencial distante do dia a dia de muitos empresários, seja por falta de tempo em organizar melhor o empreendimento. Ou também, por falta de conhecimento técnico e expertise de gestão. Por consequência, essa falta de controle sobre receitas e despesas levam à falência de muitas empresas.

Diante disso, vamos explicar o que é e qual a importância desse recurso gerencial para você que quer mudar o panorama do seu negócio. Confira a seguir! 

O que é o orçamento empresarial?

Orçamento empresarial

Esse orçamento é uma ferramenta usada pelas empresas para realizar o planejamento financeiro para um determinado período. Ele normalmente é elaborado mensalmente ou anualmente, como parte do planejamento estratégico do negócio.

Em resumo, tem como objetivo principal a redução de gastos e o aumento dos lucros. Esse objetivo pode ser realizado de diversas maneiras, como, por exemplo, na redução de custos em determinadas áreas, investimentos em tecnologias e pessoas, novas estratégias de vendas, entre outras possibilidades.

Por isso, é importante elaborar um orçamento em detalhes e estimar quais serão as receitas e despesas da empresa no próximo ano, semestre ou trimestre, por exemplo. 

Também, vale ressaltar que ele é dividido em três categorias: a primeira é chamada de ajustado, e é referente ao orçamento em longo prazo “e submetido a ajustes periódicos”. Já o segundo formato é o fixo, entendido como aquele destinado a determinar despesas fixas. Por fim, tem o orçamento por desempenho, que se baseia em consonância com a performance obtida em meses anteriores. 

Logo, sem dúvida, com esse instrumento de gestão em mãos, você terá as finanças mais organizadas e conseguirá definir metas com base nas projeções, além de acompanhar de perto a evolução da empresa. 

-> Leia também: Plano de Negócios: conceito e importância! 

Importância do orçamento empresarial

Essa ferramenta de gestão é importante para que o empreendedor acompanhe a evolução da empresa. Visto que ela funciona como um guia nas tomadas de decisão financeira.

É muito importante que ela seja elaborada com a previsão de todas as entradas e saídas que a empresa terá nos próximos meses. Assim, permite que o gestor saiba exatamente o quanto precisará faturar para cobrir todos os seus gastos. 

Então, através desse documento, o gestor consegue realizar um diagnóstico financeiro da empresa, tendo como base os dados passados. Dessa forma, é possível fazer projeções realistas para a evolução futura da empresa ao longo prazo.

Como se baseia em dados passados para estabelecer metas alcançáveis, esse orçamento se torna um instrumento para o acompanhamento dos planos postos em prática e da evolução financeira do negócio.

Portanto, ao fazer o acompanhamento do orçamento com o passar das semanas, a empresa pode reavaliar constantemente o andamento das metas e as ações e estratégias quando necessário.

-> Leia também: Planejamento tributário: o que é e como fazê-lo em sua empresa!

Vantagens do orçamento empresarial 

A principal vantagem dessa ferramenta empresarial é a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento da empresa. O que permite que ajustes sejam feitos para um melhor desempenho.

Para as empresas que já utilizam mecanismos de controle de gestão, esse orçamento funciona como uma simplificação visando melhorar a eficácia dos processos, o que resulta em ganhos para a empresa. 

Outra vantagem é que ele funciona como um guia, auxiliando nas tomadas de decisão. Em outras palavras, o orçamento do empreendimento tem a vantagem de ser um documento que pode ser consultado constantemente para garantir que a empresa esteja seguindo na direção correta.

Então, ficou clara a importância do orçamento empresarial? Se ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários abaixo ou entre em contato conosco!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.