Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Negócio online

Saiba como abrir um negócio online!

O interesse em abrir um negócio online vem crescendo, sendo uma opção cada vez mais procurada pelos empreendedores. Visto que, abrir uma empresa na internet requer um investimento bem menor que no mundo físico. 

Além disso, o fato de ter um negócio em um ambiente que nunca fecha. Ainda, ter um público consumidor que não precisa se deslocar para consumir o seu produto ou serviço. Sem dúvida, é o sonho de qualquer empreendedor.

Portanto, nesse artigo vou ensinar você a abrir seu empreendimento na internet. Continue lendo para saber como criar uma empresa online e caminhar a passos largos para ter um negócio de sucesso.

Passo a passo: como montar seu negócio online

Negócio online

1 – Estabeleça um nicho de mercado e o público – alvo 

Antes de abrir um comércio eletrônico, o empreendedor precisa definir o que vai vender ou oferecer. Para quem e para suprir qual necessidade.

É preciso escolher um nicho rentável e, se possível, em uma área de interesse particular. Uma vez que é muito difícil gerar conteúdo e obter resultados atuando em um ramo que não gostamos. 

Também, não se deve tentar vender para todo mundo. Ao contrário, é  necessário  definir o público-alvo,  conhecer o cliente e atendê lo muito bem. 

2 – Elabore um planejamento 

Atualmente, seja em que área, dos negócios digitais você venha a atuar, é preciso planejar cada etapa do processo. 

Desenhe muito bem o que você deseja fazer, valendo-se de todos os recursos para esta etapa. Por exemplo,  plano de negócios e planilhas detalhadas de cada etapa e investimento que deve ser feito. 

Em suma, ao elaborar um planejamento, o empreendedor minimiza riscos e economiza recursos. 

3 – Defina o formato jurídico 

Definir o formato jurídico em que um negócio vai se enquadrar é um passo importante para montar um comércio virtual.

Tais enquadramentos vão depender, por exemplo, do tipo de atividade econômica. Também, da quantidade de sócios, do capital social e do faturamento anual.

–> Leia também: 7 passos para fazer a legalização de empresas com sucesso!

4 – Crie um site 

Para criar um negócio online, o empreendedor precisará de uma plataforma. Uma ferramenta na internet para criar e manter o próprio site. Existem várias plataformas pagas e gratuitas. A escolha da plataforma é muito importante.

Após a escolha da plataforma, o empreendedor precisará personalizar o site, com um visual (layout) e o logo da marca. Depois, será preciso fotografar, cadastrar os produtos e colocar os respectivos preços na plataforma.

5 –  Invista em marketing e divulgação

A divulgação de um produto é tão importante quanto as outras etapas da criação de um negócio. Afinal, do que adianta se esforçar tanto para tirar as ideias do papel. Mas, não conseguir mostrar o valor de seu trabalho para as pessoas certas. 

Além disso, a internet é um universo “infinito”, e os internautas (clientes em potencial) precisam saber da existência da sua empresa. 

Logo, é muito importante procurar conhecer e definir as melhores estratégias para divulgar seus produtos ou serviços. 

6 – Crie canais de comunicação com seus clientes

Com toda a certeza, é essencial oferecer um canal de atendimento ao consumidor. Os principais são: telefone, e-mail, aplicativos de mensagens e redes sociais. No entanto, para que o consumidor consiga ter suas dúvidas e demandas atendidas com rapidez e eficiência. É preciso oferecer canais rápidos e práticos.   

Dessa forma, criar uma rede de atendimento de qualidade é fundamental para nutrir um bom relacionamento com os clientes e conseguir conquistá-los.

7 – Conte com uma assessoria contábil especializada 

Muitos acham que ter uma empresa na internet vai ser mais simples que uma empresa física. Mas não é tão mais simples. 

Sendo assim, contratar uma assessoria contábil é fundamental para quem quer ter sucesso ao abrir um negócio online. Somos especialistas em contabilidade e podemos te ajudar, cuidamos desde o processo de abertura até a gestão da empresa. Conte conosco!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


1 Comentário

  1. […] -> Leia também: Saiba como abrir um negócio online! […]

    Reply

deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.