Os principais erros na apuração de impostos: como evitá-los!
Cometer erros na apuração de impostos da empresa pode afetar muito mais do que o seu equilíbrio financeiro. Isso porque, a falta de atenção com a contabilidade e tributos prejudica sua reputação e seu funcionamento.
A verdade é que nossa legislação sobre o tema é complexa e repleta de detalhes. Se o seu negócio não pode se esquivar dessas regras, a melhor estratégia é redobrar os cuidados e se esforçar para atuar em conformidade com as leis.
Sabemos que esse é um desafio para muitas organizações e, pensando em te ajudar a evitar problemas, separamos alguns dos erros mais comuns na apuração, veja abaixo!
Erros mais comuns na apuração de impostos em empresas!
1 – Pagar tributos excessivos
Infelizmente, pagar tributos em excesso é um erro recorrente em empresas de todos os portes e segmentos. Porém, por que isso acontece? A raiz do problema está na realização de cálculos incorretos, por erro na alíquota ou na base de cálculo.
Para superar o problema, é preciso estar atualizado com a legislação, conhecer bem os fatos geradores, investir em uma consultoria contábil e, claro, não errar na hora de fazer os cálculos.
2 – Aplicar tributação incorreta
Uma determinada situação estava isenta de tributação, mas o setor contábil da empresa não identificou o benefício e acabou recolhendo os impostos. Esse tipo de erro é mais um obstáculo ao crescimento empresarial e, em muitos casos, sequer é percebido pela equipe.
3 – Pouco conhecimento da legislação
Você domina toda a legislação tributária? Essa é uma pergunta simples, mas que exige uma análise completa sobre a situação. Afinal, estamos falando de leis extensas, repletas de casos específicos e em constante mutação.
Acontece que o desconhecimento gera prejuízos e problemas. Por isso, além de investir em cursos e acompanhar as notícias, é interessante contar com o apoio de uma consultoria tributária.
4 – Escolha do regime tributário incorreto
Muitos erros na apuração de tributos acontecem devido à escolha errada do Regime Tributário. O Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido contam com regras distintas e podem ser mais ou menos vantajosos para o negócio.
Uma decisão errada gera impactos nas despesas tributárias e obrigações acessórias. Além disso, qualquer mudança só poderá ser realizada no próximo exercício fiscal, o que prolonga os prejuízos. Sendo assim, tenha dados atualizados em mãos, otimize seu planejamento tributário, faça simulações e peça ajuda a profissionais para fazer uma boa escolha.
5 – Calcular impostos a menos
Em um primeiro momento, calcular impostos a menos pode até parecer vantajoso. Porém, não se engane! O erro gera muitas dores de cabeça e faz com que o negócio seja multado, enfrente processos e tenha sua reputação abalada.
Mais uma vez, o cuidado com os cálculos e a realização de análises criteriosas são essenciais para evitar problemas. Afinal, o ideal é sempre atuar em conformidade com as leis.
6 – Esquecer as obrigações acessórias
As obrigações acessórias são tão importantes quanto as principais. No entanto, não é raro encontrarmos empresas que não cuidam de seus backups de arquivos magnéticos transmitidos ao Fisco, além de deixar de registrar algumas informações.
Essa é uma falha que pode custar caro, principalmente porque o Fisco pode exigir sua apresentação e multar o negócio caso eles não estejam devidamente atualizados organizados. Por isso, dedique-se a esse processo e faça uma boa gestão dos seus documentos e arquivos eletrônicos.
7 – Não contratar um serviço especializado
As regras fiscais e tributárias são complexas e demandam um grande trabalho de estudo e atualização. Nesse sentido, o erro está em tentar fazer tudo sozinho.
Buscar o apoio de empresas especializadas nessas rotinas evita muitos problemas. Mais do que isso, garante que o negócio economize e reduza sua carga tributária com eficiência e legalidade.
Logo, é imprescindível contar com contadores experientes e com capacidade para resolver quaisquer problemas que possam surgir em seu cotidiano. Precisa de ajuda com a apuração de impostos da sua empresa? Conte conosco!
Sem Comentários