Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Contabilidade gerencial

6 Benefícios da contabilidade gerencial para pequenas empresas 

Após entender o conceito e a importância da contabilidade gerencial, fica claro que ela é indispensável. Sem dúvidas, é essencial para empresários que buscam o melhor para sua empresa.

Através dos relatórios, análises e dados que ela concede, é possível que os gestores melhorem a organização. A empresa que adere essa contabilidade, amplia sua capacidade de analisar estratégias que aumentem a produtividade e reduzam os custos. Além de ser capaz de tomar decisões com mais segurança. 

Vale a pena listar e entender melhor como isso se desdobra na estrutura organizacional. Confira abaixo especificamente as vantagens de sua aplicação em pequenas empresas. 

Contabilidade gerencial

1 – Orienta o processo de tomada de decisões 

Principalmente pequenas empresas ou que estão começando, não detêm recursos para desperdiçar com intuição e “achismos”. Então, para ter segurança nas escolhas e não correr riscos, é de extrema importância que um gestor tenha dados precisos. Mostrando qual caminho é o mais seguro e deve ser tomado. 

A geração de dados e informações é muito importante, sendo o principal fator que diferencia a contabilidade gerencial da tradicional. O gestor ao analisar os dados, conseguirá ter uma visão mais ampla de todos os elementos. Assim, tomará decisões com base nessas informações, diminuindo assim a chance de erros. 

Naturalmente, a chance de falha sempre existe. Mas com as informações corretas ela é bem menor do que com a simples aleatoriedade de uma gestão desinformada. Com os números dessa ferramenta, é possível que o processo de decisões seja feito com menos riscos e mais acertos.

2 – Redução de desperdícios

Observando o negócio como um todo, e tendo dados amplos para realizar avaliações. É possível que os profissionais encontrem fatores que tomam recursos e não geram retorno. Assim, podem reduzir custos e despesas. 

Essa área da contabilidade ajuda a evitar excessos e desperdícios. Oportuniza alternativas de redução de gastos e consumos. Também auxilia no controle do custo de produção, aumentando o percentual de lucro.

Além disso, contribui para reduzir desperdícios de recursos (financeiros, humanos, tecnológicos etc.) relacionados à atividade principal da empresa. 

3 – Precificação mais eficiente

Muitos empreendedores acreditam que o principal fator que compõe o valor de um produto ou serviço é o seu custo para a empresa.Entretanto, na maioria das vezes, tal crença é um engano.Visto que uma precificação estratégica leva em conta diversos fatores. Os aspectos que são considerados são a demanda, perfil do consumidor, concorrência e até mesmo a época do ano.

Tal plano estratégico, com seus comparativos, permite uma correta, inteligente e estratégica precificação. Sendo assim, é possível maximizar os lucros, e ver melhores resultados para uma empresa a longo prazo. 

4 – Gestão financeira eficaz 

Gerir uma empresa não é simples, mas as informações obtidas, ajudam o gestor a administrar diversas áreas. Também auxiliam na organização de recursos. 

Com essa ferramenta, é possível avaliar melhor despesas e investimentos, e também vendas e lucros. O gestor passa a ter visibilidade sobre os recursos financeiros disponíveis. Inclusive, sobre as expectativas para o futuro e as possibilidades de alocação de recursos em suas principais necessidades.

Dessa maneira, a contabilidade gerencial está diretamente relacionada a uma gestão financeira eficiente. Ela aumenta a eficiência e eficácia de todas as funções da logística empresarial.

5 – Contribui com a previsão dos controles financeiros

Em ações como montagem do fluxo de caixa projetado, simulação de enquadramentos tributários e projeção de resultados. Ocorrências em que os números demonstram que têm altas chances de se efetivarem ou serem ruins futuramente. Permitem que o empreendedor tenha um maior controle sobre as finanças.

A empresa pode se preparar para aproveitar uma oportunidade, como trocar de regime tributário para ter economia. Mas também para se proteger de algo possivelmente prejudicial, como uma queda de lucratividade. O que demandaria cuidados especiais, como redução da estrutura de custos.

Com isso, o fornecimento de informações e dados dessa área. Possibilitam uma maior previsão e domínio sobre os movimentos realizados em uma empresa.

6 – Contribui para a competitividade e o crescimento empresarial

A otimização de todos os pontos listados acima, permitem que uma empresa se destaque diante da concorrência. Além disso, possibilita que ela se solidifique no mercado e cresça de forma saudável. 

Diante disso, é incontestável que a contabilidade gerencial é fundamental para empresas que buscam o sucesso. Empresas pequenas e em crescimento necessitam dessa ferramenta para conseguirem crescer e se destacar. 

E você? Quer adotar esse método em seu negócio e se sobressair frente a concorrência? Entre em contato conosco, somos especialistas em contabilidade, e podemos ajudar você!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.