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Relatório gerencial

Entenda o que é e quais são os tipos de relatório gerencial!

O relatório gerencial funciona como uma bússola que guia o empreendedor pelo caminho do sucesso. Sendo uma ferramenta indispensável para tomadas de decisão mais assertivas no mundo dos negócios.

Esses relatórios reúnem todas as informações necessárias para mostrar o que deve ser corrigido, reforçado ou alterado nas diferentes áreas, processos e atividades da empresa. Por isso, todo gestor que busca o crescimento do negócio precisa tomar decisões com base nesses documentos, se quiser chegar longe e alcançar os melhores resultados.

Diante disso, nesse post, você vai entender o que é e quais os tipos desses relatórios gerenciais fundamentais na gestão estratégica. Confira a seguir!

O que é um relatório gerencial e para que serve? 

Relatório gerencial

É qualquer documento que comporte dados atualizados e relevantes sobre os mais diversos resultados de um negócio. Nele, são reunidas informações, de maneira simples e objetiva, que permitam identificar o que vai indo bem e o que precisa melhorar na gestão da empresa.

Algumas das informações contempladas neste tipo de relatório são: faturamento, custos fixos, custos variáveis, custos por setor, volume de vendas, ticket médio, custo de aquisição de clientes, produtividade, oportunidades de crescimento, entre muitas outras. 

Somente tendo em posse essas informações, com fontes confiáveis e agilidade nas atualizações, torna-se possível a efetividade no planejamento das estratégias empresariais. Bem como, quando acontece algo inesperado, ter os relatórios como uma fonte rápida de consulta pode ser o divisor de águas entre tomadas de decisão assertivas e inadequadas.

Tipos de relatório gerencial

Existem também  variações de formato do documento. Os tipos mais comuns são: relatórios de controle, financeiros, de satisfação, de análise e de crescimento. 

Porém, na gestão empresarial, cada setor deve identificar o tipo de relatório mais adequado para nortear as suas ações. A seguir, separamos os cinco principais relatórios gerenciais de cada categoria. Confira:

1 – Relatórios de controle

Os relatórios de controle servem  para acompanhar e controlar, principalmente, os fatores internos da empresa. Colaboram  no acompanhamento de processos, pessoas, requisitos técnicos e até na gestão de controle do estoque.  

Esse tipo de relatório auxilia também no domínio do orçamento para prever e planejar metas futuras e o orçamento. As informações geralmente são compiladas em taxas, percentuais e indicadores, para facilitar as conferências e comparações do resultado estimado com o alcançado.

2 – Relatórios financeiros

Esse tipo de relatório apresenta dados relacionados à quantidade de dinheiro que entra e sai do caixa. Os mais comuns são os relatórios de Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) e o Relatório de Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).

O DFC, resumidamente , é composto por dados de entradas, saídas e saldos. Esse tipo de relatório permite aos gestores acompanharem pontualmente, com números e datas, cada entrada e saída de dinheiro do caixa da empresa.

Já o DRE serve para acompanhar os resultados financeiros  periodicamente.  Indicam o lucro ou o prejuízo de cada área de atuação de uma empresa por um período de tempo determinado, permitindo inclusive comparações entre períodos diferentes. 

Embora esses relatórios pareçam iguais, eles são, na verdade, complementares. O DFC mostra as movimentações do dinheiro, e o DRE aponta o lucro ou prejuízo real considerando os resultados operacionais e não operacionais.

-> Leia também: Controle de Fluxo de Caixa: 7 dicas para o crescimento da empresa

3 – Relatórios de satisfação

Tão importante quanto os relatórios financeiros e de controle são os relatórios de satisfação. Afinal, quanto melhor a percepção da empresa sobre o grau de satisfação do seu cliente e do seu time interno, mais condições terá de aperfeiçoar as suas estratégias e a qualidade dos seus produtos e serviços. 

Estes relatórios geralmente são obtidos como resultados de pesquisas, que podem ser feitas por amostra, periodicamente, ou incluídas na operação rotineira da empresa, com totens para votação rápida.

Os resultados geralmente são analisados em percentuais de satisfação relacionados aos diferentes assuntos abordados, e comparados com os históricos de outras pesquisas realizadas anteriormente.

4 – Relatórios de análise

Esse tipo de relatório consiste em apresentar diagnósticos e  soluções para questões mais técnicas da operação do negócio. Diferente dos outros relatórios, como os financeiros, que apresentam dados, os relatórios de análise apresentam conclusões.

Esses relatórios podem ser incorporados a todos os demais. Porém, ao invés de ter um caráter exclusivamente quantitativo, ele qualifica os dados, sugere uma ação direcionada e com objetivos claros.

5 – Relatórios de crescimento

Esse relatório indica a performance de algum aspecto dentro da empresa. Por exemplo: a comparação do volume de vendas de dois anos atrás e o volume de vendas atual. Em caso de crescimento, a empresa saberá que está no caminho certo. Em caso de retração, a empresa deverá rever suas estratégias e realizar melhorias.

Relatórios de crescimento são importantes porque permitem ao gestor um olhar amplo sobre a evolução do seu negócio ou equipe. E com análises complementares (como a de outros relatórios), poderá indicar uma ação imediata. 

Gostou desse conteúdo? Conseguiu entender a importância do relatório gerencial para a gestão e tomada de decisão dentro de uma empresa que visa ser competitiva e eficiente no mercado atual? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


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