Almeidas Assessoria Contábil

Blog

escrituração contábil

Escrituração Contábil: Entenda a Importância para as Empresas

Quando penso em quão trabalhoso é para se abrir um negócio em nosso país, sempre considero algumas questões para facilitar o processo de abertura. E uma dessas considerações que faço é, primeiramente, a de estar correto e em dia quanto ao aglomerado de legislações regidas no Brasil. Mas especificamente, a Escrituração Contábil possui uma grande importância.

Não existe nada mais gratificante, do que ser capaz de abrir as portas de uma empresa diariamente, com a consciência tranquila. Mas para ser capaz de executar tal ação, algumas medidas preventivas devem ser adotadas pelas empresas quanto ao fisco.

E uma das mais importantes medidas a ser tomada, é a de escrituração contábil. Muitos empresários ainda hoje, negligenciam as muitas atividades que devem ser registradas para fins declarativos ao fisco. E criam dessa forma problemas que poderiam ser facilmente evitados.

Sendo assim, resolvi criar este artigo explanando os principais benefícios em se manter positivo quanto suas obrigações fiscais. Confira a seguir!

O que é Escrituração Contábil?

Esse que é um dos muitos registros a serem elaborados e fiscalizados dentro de uma empresa, recebe algumas outras denominações. É conhecida também como: escrituração mercantil, tributária, comercial e escrituração fiscal.

Esses muitos nomes se resumem ao mesmo processo, que é o de registrar cronologicamente todas as transações financeiras no livro de contabilidade da empresa. Sua finalidade é a de manter o controle e registro dos lançamentos positivos e negativos quanto as operações comerciais, fiscais e financeiras.

A escrituração contábil tem sua base de regulamentos, fundada nas legislações vigentes atuais do país. E é imprescindível para a empresa se manter creditada positivamente diante as autoridades fiscais.

Qual a importância da escrituração na gestão contábil

escrituração contábil

Além das muitas dificuldades enfrentadas pelos novos e já existentes empreendedores, as normas existentes no Brasil dificultam ainda mais esse processo. Portanto, quando uma empresa desenvolve uma boa gestão de contabilidade, cria-se também um novo fôlego para dar continuidade ao bom trabalho.

Por isso, hoje, as pequenas e médias empresas são as que mais investem no setor de gestão contábil. Perceberam que desse modo, alcançaram uma nova margem para o desenvolvimento e sucesso de seus negócios.

Pois, ao se ter tudo registrado e sob controle, conseguem determinar ainda, qual o melhor regime tributário para aplicar a sua empresa. E uma das muitas ferramentas da gestão contábil, é justamente o processo de escrituração contábil.

Vale ressaltar, que a escolha de uma empresa de assessoria contábil de qualidade, faz toda a diferença. Pois, a responsabilidade fiscal assumida por tal empresa é grande e você não gostaria de qualquer um tomando conta de seus negócios.

Por que priorizar a Escrituração Contábil?

Contrário ao que a maioria dos empreendedores pensam, a ação de catalogar suas atividades, nada mais é do que benéfico para sua empresa. Quando você consegue visualizar o quanto ganha e o quanto gasta, fica mais fácil distribuir seus investimentos.

Em vista disso, quando se coleta informações contábeis sólidas como: valor de notas fiscais, relatórios financeiros e extratos bancários, você coloca sua equipe de gestão em uma posição privilegiada de tomada de decisão.

Dessa forma, a criação de relatórios e demonstrativos se torna mais eficaz, e permite a diminuição de despesas indevidas. Alguns outros benefícios apresentados pelo uso da escrituração incluem:

  • Balanço Patrimonial;
  • Aplicação de Recursos;
  • Demonstração de Lucros;
  • Prejuízos Acumulados;
  • Demonstração do Resultado do Exercício;
  • Transparência quanto ao Fisco.

Podemos concluir, que a escrituração contábil é uma grande ferramenta que auxilia a administração a tomar as melhores decisões.

Consequências da não Escrituração

escrituração contábil

Quando o empresário opta por ter presente em sua organização, a escrituração contábil, talvez imagine quão trabalhoso pode ser. Mas quando uma equipe de qualidade é contratada, toda sua preocupação desaparece.

Isso porque, a sensação de ter um trabalho sensível depositado nãos mãos de profissionais qualificados, reassegura um resultado positivo. Em contrapartida, os empresários que não fazem uso da escrituração, estão sujeitos a desvantagens facilmente evitadas.

Uma das principais desvantagens é colocar em risco toda sua rentabilidade, podendo assim estar em jogo a sobrevivência do empreendimento. Outros problemas advindos dessa atitude são:

  • Falta de Consistência de Dados Fiscais;
  • Falta de conciliação bancária;
  • Incoerência na Prestação de Contas;
  • Balanços Irregulares.

Tente ao máximo conscientizar toda a sua equipe de trabalho, pois, o trabalho bem feito tem início dentro da empresa. E nunca descarte o auxílio de uma equipe capacitada, para juntos construírem uma base de negócios sólido.

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.