Almeidas Assessoria Contábil

Blog

6 Erros Contábeis e Fiscais Que Sua Empresa Pode Estar Cometendo

Seja para um empresário que está iniciando no mundo dos negócios ou uma empresa que almeja crescimento, os erros contábeis e fiscais podem significar um declínio perigoso.

Desde sempre, a gestão contábil de uma empresa é conhecida como um fator decisivo para o sucesso. Uma gestão eficaz, não deve apresentar erros que possam resultar em problemas para a empresa.

Contudo, vários erros, que irei citar nesse artigo, são comumente cometidos dentro de empresas de todos os portes. Erros que podem ser evitados, a fim de alcançar um bom desempenho empresarial e bom retorno financeiro para sua empresa. Confira a seguir com atenção!

6 Erros Contábeis e Fiscais Imperdoáveis para uma Empresa

erros contábeis e fiscais

1 – Não Gerar Relatórios

O relatório é um resumo de todas as transações e registros de fluxo de caixa, balanço patrimonial ou histórico de movimentações realizados pela empresa. Um relatório contábil pode ajudar muito o gestor nas principais tomadas de decisões, onde poderá ser mais assertivo e investir em o que realmente importa para o negócio crescer.

2 – Não ter uma Administração Financeira

Sabemos que a gestão financeira é uma ferramenta importante que ajuda no crescimento da empresa. Porém, muitos empresários e gestores deixam de lado esse detalhe, imaginando ser uma boa estratégia de redução de custos.

O empresário que lida diretamente com negócios e aquisição de clientes, dificilmente terá tempo hábil para a gestão e organização das finanças. É preciso ter um profissional capacitado para identificar gaps, pontos de possíveis redução de custos e colaborar para o fluxo de caixa saudável.

3 – Não fazer Planejamento Tributário

Já parou para pensar que sua empresa poderia estar pagando menos taxas do que está hoje? O Brasil é um dos países que mais se destaca nas altas taxas de tributos. Nesse contexto, ficar atento às melhores oportunidades tributárias para sua empresa é a melhor forma de garantir um empreendimento sucessivo.

Para isso, ter como aliado uma boa equipe de assessoria contábil é uma estratégia que pode ajudar muito sua empresa a diminuir a carga tributária e a usufruir melhor dos incentivos fiscais.

4 – Ignorar Processos de Legalização

Talvez pela falta de conhecimento, muitos empresários que estão iniciando no mercado corporativo, podem deixar passar alguns fatores importantes. O processo de abertura de uma empresa, por exemplo, exige muitas questões burocráticas. Estas são imprescindíveis para que uma empresa possa exercer suas atividades tranquilamente.

Se você também tem dúvidas sobre abertura de empresa, encontre todas as informações nesse e-book. O processo de legalização e abertura de uma empresa é o primeiro passo para que o empreendedor consiga alavancar de vez o seu negócio.

5 – Falta de Exatidão Contábil

Os livros contábeis precisam ser atualizados frequentemente. Por meio de uma escrituração contábil precisa, o gestor pode ter uma visão mais assertiva da real situação financeira da empresa.

Qualquer erro de cálculo ou falta de exatidão no registro pode impactar negativamente o quadro geral da empresa. Além disso, a partir de um erro contábil, podem surgir muitos outros erros desastrosos.

6 – Ignorar a necessidade de um Contador

Esse erro está diretamente ligado ao 2º erro dessa lista. Da mesma forma que muitos empreendedores relacionam o contrato de um administrador financeiro ao aumento de custos, acham a mesma coisa do contador.

Um empreendedor que quer tomar as rédeas de todos os processos da empresa, pode acabar tropeçando e afundar de vez a empresa. A coisa mais importante para colaborar com o crescimento do negócio é ter profissionais que se dedicam especialmente a determinada área de domínio.

E ter uma equipe de alta performance só trará retorno de investimento para sua empresa e não significa, portanto, um aumento de custos.

O contador é um profissional essencial dentro de uma empresa. É esse profissional que deixará seu negócio livre de erros contábeis e fiscais. Além disso, poderá propiciar uma redução de custos para seu negócio, quando falamos em regime tributário.

Outra grande vantagem de ter como aliado um contador, é que você pode focar no andamento dos negócios e na etapa de planejamento. Deixe todas as questões burocráticas e toda a gestão de contabilidade nas mãos de quem realmente entende do assunto.

Conclusão

Resumindo, todos esses erros podem ser evitados a partir do momento em que você tem um profissional qualificado tomando conta da contabilidade de sua empresa. E para diminuir consideravelmente os custos de contratação, o empreendedor pode ainda investir na terceirização de contabilidade.

A contratação de serviços contábeis específicos gera muito menos custos do que a manutenção de um profissional dentro da empresa. Essa é uma boa estratégia, principalmente para empreendimentos que acabaram de sair do papel.

E você, tem cometido ou já cometeu algum desses erros no seu negócio? Por mais gastos que você já teve tirando sua empresa do papel, uma coisa é certa: você estará sujeito a mais gastos e mais problemas ignorando a importância de uma boa assessoria contábil. Entre em contato conosco e evite todos esses erros contábeis e fiscais que podem prejudicar o seu negócio!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.