Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Imposto de renda

Imposto de renda: conceito e importância de declarar!

O Imposto de Renda (IR) é o tributo mais famoso do país. Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre, ou já teve que lidar com ele. E sabe que não é tarefa das mais agradáveis. No entanto, todos os cidadãos cuja renda exceda um determinado valor precisam prestar contas à Receita Federal todos os anos.

Entre os meses de março e abril, você precisa declarar sua renda. Nesse momento, você consegue avaliar toda a sua vida financeira, o que paga em serviços, os rendimentos recebidos, o seu investimento e muito mais. 

A solução para evitar multas ou quaisquer problemas com as autoridades, é estar bem informado para declarar suas despesas. Portanto, nesse artigo você vai entender mais sobre esse imposto, como ele funciona e sua importância. Continue lendo com atenção! 

O que é imposto de renda?

Imposto de renda

.

Esse imposto é um tributo que o governo federal cobra anualmente sobre os ganhos de pessoas e de empresas. Seu valor é pago com base nos rendimentos declarados. Logo, os cidadãos com renda maior pagam impostos mais altos, enquanto aqueles com renda menor pagam menos.

Na prática,  podemos classificar o IR como um valor anual descontado sobre os rendimentos dos trabalhadores e das empresas no Brasil. Na lista de rendimentos tributáveis, entram ganhos como salários, aluguéis, prêmios de loteria e investimentos.

Como o IR é uma tributação aplicável a cidadãos e companhias, ele se divide em duas categorias: o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). A seguir, vamos compartilhar detalhes sobre cada um deles.

Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)

O IRPF incide sobre a renda e os proventos de contribuintes que residem no país ou no exterior que recebem renda do Brasil.

As alíquotas variam conforme a renda. De modo que os contribuintes cuja renda esteja abaixo do limite estabelecido para as declarações anuais obrigatórias estão isentos de tributação.

Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)

O IRPJ é destinado a empresas brasileiras. Nesse caso, a alíquota aplicada incide sobre o lucro, que pode ser real, presumido ou arbitrado. Dependendo da atividade desenvolvida e do porte do negócio.

Então, de acordo com a regulamentação da Receita Federal, são contribuintes e, portanto, estão sujeitos ao pagamento do IRPJ, as pessoas jurídicas e as pessoas físicas a elas equiparadas, domiciliadas no país.

Desde 1996, a alíquota do IRPJ é de 15% sobre o lucro apurado, com adicional de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 20.000,00 por mês.

-> Leia também: 5 dicas para organizar as Obrigações Acessórias da sua empresa!

Qual a importância de declarar 

No processo para obtenção de visto para viagens ao exterior. Apresentar a declaração pode ajudar você a conseguir essa liberação tão desejada.

Ainda, a omissão de rendimentos ou a não declaração podem levar o cidadão a cair na malha fina e ficar com pendências na Receita Federal.

Além disso, as pessoas que desejam financiar um carro ou uma casa, provavelmente terão de apresentar a declaração. Muitos bancos solicitaram esse documento para comprovar, em primeiro ponto, a renda e se há outros imóveis em nome do solicitante. Dessa forma, ter uma declaração desse imposto é importante para ajudá-lo a conseguir essa carta de crédito, pois sempre é considerado um documento mais sólido.

Conte com a ajuda de uma assessoria contábil especializada

A declaração é uma obrigação para muitos e deve ser encarada com atenção. Como já dito, não declará-la ou omitir rendimentos podem trazer muitas consequências. 

Por isso, não corra o risco, conte com o auxílio de um especialista para declarar seu Imposto de Renda. Nós da Almeidas Assessoria Contábil, somos especialistas e podemos ajudar você, conte conosco

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.