Almeidas Assessoria Contábil

Blog

Holocracia

Holocracia: saiba tudo sobre esse modelo de gestão!

Holocracia é um termo que vem ganhando força no universo empresarial, principalmente nas empresas mais modernas. Visto que estas estão abrindo mão da gestão tradicional com chefes e subordinados. 

Com essa mudança de mentalidade, excluindo o tradicional papel do chefe nas empresas, é possível promover o engajamento. Além disso, aumentar a produtividade, desenvolver talentos e melhorar a inovação nas organizações.

Contudo, muitos acreditam que um sistema hierárquico é a única forma de organização empresarial de sucesso. Assim, se você também pensa dessa forma ou se ainda não está familiarizado com o conceito em questão, leia o artigo abaixo e entenda mais sobre essa nova tendência de mercado!

O que é holocracia?

Holocracia

É um sistema de gestão de negócios, no qual é removida a exclusividade do poder dos chefes, distribuindo a liderança e a autoridade. Assim, se retira o poder do topo da pirâmide organizacional e o redistribui entre a equipe, propondo um novo modelo de liderança e organização. 

Ao invés da empresa oferecer cargos e autoridade definidos e políticas inflexíveis, a autoridade é distribuída e os papéis são dinâmicos. Os colaboradores passam a ter papéis em vez de cargos. Esse conceito de liderança e autoridade foi criado objetivando proporcionar maior agilidade ao negócio. Isso tornou o processo de tomada de decisão mais fluido.

A estrutura desse modelo ocorre por meio de times, chamados de círculos. Dessa forma, cada um recebe papéis e decide, internamente, a melhor forma de desempenhá-los. Os círculos possuem autonomia, mas são interconectados.

Esse sistema está baseado na auto-organização e na responsabilidade individual. Pois é o bem comum que impera nesse tipo de gestão. Seja ele o lançamento de um produto, a implantação de um determinado projeto ou seja o atingimento de resultados financeiros.

Portanto, nesse modelo cada um possui suas responsabilidades e gerencia a parte do processo que lhe cabe. Cobra resultados e também é cobrado pelos que deve gerar.

Para quais empresas a holocracia é indicada?

Esse sistema é indicado para vários tipos de empresa, em especial aquelas que necessitam responder de forma rápida às mudanças do mercado, e que seu público-alvo e profissional seja mais receptivo a mudanças desse tipo, como os jovens.

Dessa forma, podem ser incluídas as empresas de tecnologia, startups, empresas de comunicação visual, design, arquitetura, publicidade, entre outras do ramo.

-> Leia também: Plano de Negócios: conceito e importância! 

Como implementar a holocracia

Para iniciar o processo de mudança do sistema tradicional para esse modelo em questão, é necessário, antes de tudo, planejamento. Faça um passo a passo do que é necessário ser feito antes da total mudança do regime e reflita sobre o que será necessário para fazer essa mudança e quais serão os impactos.

Posteriormente, é necessário iniciar um processo de educação e treinamento dos atuais funcionários da empresa, explicando o que é esse sistema, quais são suas principais características, por que ele é importante para o contexto atual do mercado e ouvir um feedback dos funcionários.

Por fim, é necessário que se façam pequenos testes de como funcionaria a empresa sob esse regime administrativo. E iniciar uma mudança gradual, evitando, assim, grandes transtornos que podem acontecer caso a implantação seja feita de uma vez e sem o consentimento dos funcionários.

Como a holocracia desenvolve talentos na empresa?

Por ser um modelo de administração que incentiva a participação na tomada de decisões, uma das suas maiores vantagens é o desenvolvimento de lideranças e de talentos na empresa.

Os funcionários são motivados a adquirir maior autonomia e responsabilidade, lidando com os desafios do dia a dia e tendo que usar suas habilidades para vencê-la, contribuindo para a inovação na empresa.

Como o modelo também estabelece o trabalho do colaborador em várias equipes de trabalho, a criatividade e o envolvimento dos funcionários também são incentivados. Sendo assim, esse modelo de gestão pode ser o diferencial na sua empresa ou equipe.

Então, o que achou da holocracia? Acredita que a sua empresa poderia adotar com sucesso essa nova metodologia de governança organizacional? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo!

sobre o autor
Fábio Almeida é graduado em Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis com mais de 10 anos de atuação como contador e empreendedor.


Sem Comentários


deixe seu comentário :

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.